Enel apresenta exposição inédita do artista Antônio Poteiro

Goiânia recebe até o dia 28 de novembro a mostra inédita “AS MATÉRIAS VIVAS DE ANTÔNIO POTEIRO: BARRO, COR E POESIA”, do artista Antônio Poteiro. Com entrada franca, a abertura da exposição acontece no dia 26 de outubro, às 19h. O patrocínio da Enel Distribuição Goiás acontece por meio do Programa Goyazes de Incentivo à Cultura – Lei Goyazes, da Secretaria Estadual de Cultura. A obra do artista é marcada por um traço autobiográfico e traz as memórias de homem simples, que viveu próximo à natureza, à cultura e às religiosidades populares.  

 

Com curadoria de Divino Sobral e produção de Malu da Cunha, a mostra reúne obras do artista, agregando obras de seu pai, Américo Batista de Souza e de seu filho, Américo Batista de Souza Neto.

 

Poteiro é um dos mais significativos artistas da história brasileira e um dos maiores nomes das artes plásticas. Radicado em Goiás, o artista é atualmente o maior expoente da arte naïf brasileira.

 

A exposição além de manter viva parte importante da tradição e história da arte goiana, une trabalhos de três gerações. A mostra oferece ao público a oportunidade de ver como a arte de Antônio Poteiro é herdeira, continuadora e transformadora da tradição ancestral presente em sua família, originada na região que há séculos é conhecida pela cerâmica.           

 

A Enel contribui para a preservação do patrimônio artístico e cultural do Estado de Goiás, resgatando a rica produção artística, muitas vezes não devidamente valorizada, por meio da apresentação e patrocínio desta mostra. A exposição reúne o conjunto de 53 obras pertencentes ao acervo do Instituto Antônio Poteiro. O projeto foi contemplado pelo programa Goyazes e patrocinado pela Enel Distribuição Goiás.

 

Patrocínios    

 

A Enel Distribuição Goiás está patrocinando oito projetos selecionados no primeiro edital de patrocínio a projetos culturais da distribuidora no Estado. Além do Festival de Culturas Tradicionais de Minaçu, estão na lista o projeto Educanto, com a cantora Maria Eugênia; o Festival Gastronômico de Nova Veneza, Maria Efigênia vai a Paris – Teatro de Mímica; 2ª Sala Compacta; Tropeiros de Nossa Senhora da Conceição; e As Matérias Vivas de Antônio Poteiro – Barro, Cor e Poesia. 

 

 “A retomada do incentivo fiscal via Lei Goyazes permitiu que direcionássemos um recurso importante do ICMS para a valorização da cultura também em Goiás, pois entendemos que, ao fazer isso, estamos proporcionando oportunidades à população e contribuindo com a formação e o desenvolvimento integral dos cidadãos”, afirma o presidente da Enel, José Nunes.   

 

Desde a retomada do incentivo fiscal, em dezembro de 2021, a Enel já aportou cerca de R$ 7 milhões na cultura goiana, patrocinando projetos importantes em Goiás, como o Natal do Bem, da OVG; o casamento comunitário de 1 mil casais em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás; e a Festa do Milho de Santo Antônio de Goiás.