A Equatorial Goiás inicia, nesta semana, uma campanha de conscientização sobre a poda de árvores. Em parceria com as Prefeituras de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Jataí, Itumbiara e Porangatu, a ação tem como objetivo informar a população sobre as responsabilidades deste trabalho, que impacta diretamente no fornecimento de energia, principalmente, no período chuvoso.  

 

Durante a campanha, a empresa pretende esclarecer as responsabilidades para a execução das podas, além de reforçar sobre os riscos de intervenções próximas da rede elétrica, pois qualquer aproximação com os cabos de energia pode causar acidentes graves. Entre as recomendações, a companhia alerta que, se uma árvore estiver em local ou vias públicas, a poda destes galhos é de responsabilidade da Prefeitura e caso as árvores estejam em locais particulares, esta obrigação é do proprietário, ou seja, se a árvore estiver em quintais, calçadas ou em áreas residenciais, os clientes devem procurar profissionais especializados para realizar esse trabalho de forma segura.  

 

O executivo de Manutenção e Operação da Equatorial Goiás, Vinicyus Lima, explica que o trabalho que a distribuidora realiza é chamado de livramento de rede. “A empresa executa a poda de galhos que estejam até dois metros de proximidade da fiação. Nestas situações, o trabalho deve ser realizado exclusivamente por profissionais especializados da distribuidora, habilitados, autorizados e que estejam com equipamentos de segurança adequados. A ação é realizada em conjunto com o Centro de Operação Integrado da Equatorial Goiás, que quando necessário, realiza o desligamento da rede para a retirada segura destes galhos”, reforça. “Sabemos da importância do serviço de poda, uma vez que nos períodos de ventos e chuvas mais fortes, galhos são facilmente arremessados ou encostam sobre a rede e afetam diretamente no fornecimento de energia. Além disso, as quedas de árvores podem derrubar estruturas, romper fios da rede de distribuição e quebrar os postes de energia, por exemplo”, afirma. 

 

A companhia destaca que está intensificando as ações de livramento de rede em todo o Estado, com foco em reduzir as ocorrências de toque ou queda de vegetação sobre os fios, que é um dos principais motivos que levam à falta de energia, no período chuvoso. A empresa alerta, ainda, para que a população não realize podas por conta própria, pois qualquer toque na rede ou simplesmente a aproximação de qualquer material metálico, pode causar acidentes fatais.  

 

A distribuidora orienta, ainda, que a população realize o plantio de árvores de forma consciente, escolhendo as espécies de pequeno porte, plantando no recuo entre a casa e a calçada, afastada da fiação. Para árvores de médio e grande porte, é importante que o plantio seja feito no lado oposto ao da rede elétrica e que a poda seja realizada constantemente pelo responsável, para evitar quaisquer interferências na rede. “Com planejamento dos municípios e consciência da população no plantio de espécies apropriadas para a área urbana, é possível conciliar a arborização de vias e espaços públicos e sua convivência harmoniosa com a rede de distribuição de energia elétrica”, orienta Vinicyus. 

 

Como solicitar a poda de árvores para Equatorial Goiás 

Os clientes podem solicitar as podas de árvores quando a vegetação está em contato com a rede elétrica, pelo Call Center da companhia 0800 062 0196 ou nas agências de atendimento espalhadas em todo o Estado. Para mais informações, os clientes podem consultar os canais de atendimento e os perfis oficiais da companhia nas redes sociais – https://linktr.ee/equatorial.go.  

  

Sobre a Equatorial Goiás  

A Equatorial Goiás é uma empresa que pertence à holding Equatorial Energia, 3º maior grupo de distribuição de energia do País, com 7 concessionárias que atendem cerca de 13 milhões de clientes. Somente em Goiás são mais de 3 milhões de clientes, localizados em 237 municípios do Estado e abrangendo 98,7% do território estadual, com cobertura de uma área de 336.871 km².