Escola de Governo capacita 11,6 mil servidores no primeiro semestre do ano

Formações mais buscadas foram nas áreas de compras governamentais e compliance público. Cursos alcançaram índice de 98% de aprovação dos participantes

 

Os primeiros seis meses de 2023 foram de desenvolvimento profissional para milhares de servidores do Governo de Goiás. No período, a Diretoria Executiva da Escola de Governo capacitou 11.652 colaboradores que atuam nas mais diversas áreas do Executivo Estadual, em especial compras governamentais e compliance público, tema dos cursos mais buscados na instituição.

Os números refletem o constante aperfeiçoamento do quadro de pessoal do funcionalismo público do Estado e, consequentemente, a melhoria na entrega dos serviços públicos ao cidadão. O curso de Compras Governamentais, recordista de inscrições e que já contava com certificação específica, ganhou novas turmas em razão da transição para a nova Lei de Licitações e da implantação do Sislog – Sistema de Compras do Governo de Goiás. Ao todo, 5.373 servidores participaram de alguma formação nessa área.

Em seguida, a área de Compliance Público foi a mais buscada na Escola, com 1.476 diplomados em 17 turmas. O Governo de Goiás adotou o Programa de Compliance Público (PCP) a partir de 2019 e desde então, oferece uma grade de cursos de certificação na área, que abordam todos os eixos de atuação definidos pelo PCP.

Outros cursos concorridos são de Redação Oficial e Cipa Básico, além das formações de introdução a programas e ferramentas técnicas, como SEI, Excel e Power BI, todos em nível básico. Entre os 10 mais requisitados, um dos mais buscados, presencialmente, foi o de Técnicas de Resolução de Conflitos, que oferece conteúdos para o desenvolvimento de competências para resolução consensual de situações no ambiente de trabalho.

O índice de satisfação dos participantes com os cursos realizados pela Escola de Governo, de janeiro a junho, foi de 98,78%. A avaliação é feita por meio de aplicação de questionários ao final de cada formação. Com base nos resultados, os cursos são aperfeiçoados.

Além das formações voltadas para atuação profissional, a Escola de Governo desenvolve outras ações, com o objetivo de promover discussões mais amplas de assuntos relevantes para o funcionalismo estadual. O Projeto Semear é uma das iniciativas e, durante o primeiro semestre, abordou temas como transformação digital, nova Lei de Improbidade Administrativa, governança no setor público e diversidade no ambiente de trabalho.

Secretaria da Administração – Governo de Goiás