Exposição Feição traz artistas reconhecidos no Prêmio Estímulo da FARGO 2024

Com curadoria de Débora Duarte, mostra acontece até 17 de agosto

Da maior feira de negócios em arte do Centro-Oeste, para as paredes do Espaço Rensga, que assina a realização da exposição com a FARGO (Feira de Arte Goiás), projeto da Casa Arte Plena. Com curadoria de Débora Duarte, é possível admirar e adquirir obras dos artistas Douglas Poderi, Kassius Bruno, Ricardo Masi e Marcelo Urubu, que foram destaque no Prêmio Estímulo, selecionados pelo grupo de jurados. A mostra acontece até o dia 09 de agosto e é gratuita.

 

“Nesta exposição, exploramos a interseção entre feição e semblante, investigando como distorção, torção, imagem e retrato se entrelaçam nas práticas artísticas desses artistas jovens, em plena potência criativa. Cada um à sua maneira, está instaurado na lógica investigativa do retrato e de certa deformação do objeto anterior e posterior à escolha representativa”, explica a curadora Débora Duarte.
AD_4nXfFdefiUxZHS8uEgx4paI4dK3_OiEFg6K_bUqmsodrCDvo5kfv0rZTF3_UaYlPkdSbPYGWRD-UxAc73fNYA56xa9lT-iYRkXjmKZ78xafDw_LpGFLjFcOdItXgkcg606vYMXHx-JoE2yYqjsNchnKAM7WA.png

 

Wanessa Cruz e Ricardo Masi, um dos artistas da exposição e contemplados do Prêmio Estímulo FARGO24

 

Artistas
O trabalho de Douglas, com o traço realístico e figurativo entre “espécies companheiras”; o gesto deformador da escultura de Ricardo Masi; a técnica de fotogravura em papelão de Urubu; e os retratos digitais mesclados com pintura de Kassius anunciam e borram a possibilidade da superfície do papel. A visão imediata da imagem parece transtornar o diálogo entre esses artistas, mas todos parecem caminhar pela mesma escolha, onde há a inseparabilidade da dimensão técnica e da escolha temática, o que reflete e reitera a importância do que escapa da complexidade do sujeito que produz arte na contemporaneidade, dos corpos e de suas “impermanências”, como menciona o próprio artista Ricardo Masi.

 

Estímulo
A FARGO, maior feira de negócios em arte do Centro-Oeste, o Prêmio Estímulo foi criado com o propósito de fomentar o mercado para a descoberta e visibilidade de artistas. Neste ano, foram selecionados 20 artistas goianos ou residentes em GO, sendo eles: Âmbar Pictórica, Ana Cruz, André Bragança, Benja, Ferreira Horácio, Danillo Butas, Douglas Poderi, Érico José, Eurides Lopes, Fernanda Adamski, Genor Sales, Isa Machado, Joaquim Gardino, Kassius Brunno, Urubu, Paulo Paiva, Rayssa Nasser, Reno, Ricardo Masi e Sylvana Lobo.

 

“Desde 2017, passou a ter um papel de importante relevância na consolidação desse ambiente favorável para a produção e os negócios em arte e atua diretamente no incremento dessas relações e sempre se preocupou em representar para o segmento mais que um espaço expositivo, mas, para além disso, servir como local e um momento de reflexão e debate”, destaca Wanessa Cruz, Diretora da Arte Plena Produção em Cultura, empresa especializada em implantação e execução de projetos eminentemente culturais, principalmente em artes visuais, atuando no mercado nacional desde 2007, com escritório de projetos, escritório de arquitetura, galeria de arte.