Gastronomia, música e movimentação econômica marcam o 16ª Festival Italiano de Nova Veneza

Evento que acontecerá entre os dias 04 a 07 de agosto promete agitar a cidade de Nova Veneza

A população veneziana  está nas expectativas para a 16ª edição do  Festival Italiana de Nova Veneza que acontecerá entre os dias 04 e 07 agosto. Após dois anos sem acontecer, devido a pandemia da Covid-19, a festa promete movimentar o município de Nova Veneza, com atrações musicais, gastronomia e até movimentação econômica. O lançamento da festa aconteceu nessa semana, no auditório da Fecomércio,

O evento é uma realização da Prefeitura de Nova Veneza com patrocínio da Enel Distribuição Goiás, por meio da Lei de Incentivo à Cultura/Goyazes. Tem também apoio da Câmara Municipal da cidade, Governo de Goiás, Secretaria de Estado da Cultura, tendo como correalizador o Sesc-GO.

Considerado o 14ª salário dos comerciantes locais, o Festival é a paixão dos goianos e por isso a prefeitura da cidade está preparando uma festa repleta de novidades para este ano. “Por onde andei durante a pandemia, as pessoas manifestaram a falta que o festival estava fazendo. Para nós, os anfitriões, é um momento muito importante porque essa festa traz alegria para cidade, além de movimentar toda nossa economia. Do vigilante de carro ao expositor, todos ganham. Costumo dizer que ele é o 13º e 14º salário dos comerciantes”, ressalta o prefeito de Nova Veneza.

Para essa edição, são cerca de 100 mil visitantes esperados para os quatro dias de festa, que terá cerca de 30 estandes com gastronomia e artesanato, atrações musicais e culturais, além de oportunidades para quem quer empreender.  Durante o lançamento do evento, a Secretaria da Retomada anunciou que levará cursos gratuitos para quem quiser aperfeiçoar seus talentos culinários. Quem se enquadrar na faixa de renda 1, 2 ou 3 do CadÚnico, poderá receber recursos de cerca de R$ 3000 para compra de insumos. Quem tem a renda maior, poderá pleitear financiamento de até R$ 5000 para pagamento sem juros e iniciar seu negócio.

 

Falando em culinária, a  cozinha da Nonna, já está a todo vapor para receber os apreciadores da comida italiana, além dos  30 expositores que estarão disponibilizando gastronomia e artesanato para os visitantes.Para fortalecer ainda mais a cultura italiana,  atrações musicais como Os Tenores do Brasil, Grupo Folclórico Itálo Brasileiro de Nova Veneza e grupo locais farão a animação da festa.