Gêmeas siamesas de SP são avaliadas no Hecad

O cirurgião pediatra Zacharias Calil recebeu na manhã desta terça-feira (7) no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), as gêmeas siamesas Aruna e Kiraz e os seus pais, Liliana e Alessandro. A família de Iguaçu Tietê, estado de São Paulo, veio a Goiânia para uma consulta de avaliação das irmãs.

As meninas, que têm 6 meses, nasceram unidas pela bacia e compartilham órgãos como a bexiga, intestino e genitália. Na oportunidade, Zacharias Calil detalhou sobre o uso dos expansores de pele e como auxiliam na fase pré-cirurgia, uma grande dúvida dos pais.

Segundo Zacharias Calil, trata-se de um cirurgia complexa, uma vez que as crianças estão unidas pela bacia. Contudo, com grandes chances de sucesso. “Outras avaliações ainda devem ser feitas, junto com exames. Os expansores deverão ser colocados e para isso a família deverá passar um tempo em Goiânia”, avalia o cirurgião pediátrico.

A próxima consulta deve ocorrer por volta dos 10 meses de vida das crianças e, dessa vez, elas passarão pela avaliação também da equipe multidisciplinar, composta por cirurgião plástico, ortopedista, dentre outros. Nessa fase, será avaliada a colocação dos expansores.