Goiás é o Estado que mais vende veículos seminovos no País

De janeiro a setembro deste ano, somente um grupo de concessionárias que atua em Goiás foi responsável em comercializar mais de 300 unidades de seminovos  

 

Para muitos, falar de carros é o mesmo que falar de sonhos. Um bem que colabora com o ganho de tempo na correria do dia a dia, capaz de criar memórias afetivas em viagens, símbolo de conquista financeira ou até mesmo gerador de trabalho e renda. Seja qual for o objetivo, adquirir um veículo próprio é sempre um passo importante. Para quem está em busca de realizar esse projeto ou adquirir o primeiro carro, os seminovos podem ser ótimas opções. É o que explica José de Souza Santos Filho, Gestor de Seminovos da Umuarama Concessionárias Goiás. “São muitas as vantagens, sendo indicado para quem deseja adquirir o primeiro veículo já que alguns apresentam excelente custo-benefício”, lembra. Segundo ele, assim como esse setor é pujante para a rede que ele representa, Goiás é também o Estado que mais movimenta este mercado no Brasil.

 

Dados da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto) mostram que Goiás é o Estado que mais vende veículos seminovos no País. Em média, 2.045 automóveis são vendidos por mês no Brasil. Ainda segundo a instituição, de janeiro a setembro deste ano já foram comercializadas 1.630 unidades de seminovos em Goiás. Um aumento de 15,6% se comparado ao mesmo período do ano passado. A expectativa segue em alta, já que os últimos meses do ano sempre foram os melhores para o comércio.

 

O Gestor de Seminovos da Umuarama Concessionárias Goiás lembra que por muito tempo poucas pessoas cogitavam essa ideia, mas adquirir um automóvel usado pode ser a solução para muitos desafios que envolvem a compra de um veículo zero-quilômetro, como o preço mais acessível, depreciação e custos com documentação e seguro. “Os seminovos mantêm muitas qualidades de um carro recém-saído de fábrica. Dentre elas está a segurança. Caso o condutor não se importe em ter o ‘modelo do ano’, com o preço de um 0km é possível levar um usado com mais qualidade e equipamentos de segurança de ponta. Sem mencionar o valor de compra mais atrativo. Afinal, ao sair da concessionária, o carro novo sofre grande depreciação, variando entre 20% do seu valor total, com mais 10% após um ano. Logo, adquirir um usado pode significar uma boa economia, ainda mais se o modelo que o cliente deseja tiver pouco tempo de uso”, orienta José de Souza Santos Filho.

 

Lembrando que tem muita gente que gosta de carro zero-quilômetro, o Grupo recebe muitos seminovos que entram nas concessionárias com parte de negociação. Com isso, ao comprar um veículo seminovo é aberta uma maior capacidade de negociação. Graças à enorme oferta de usados, existem boas oportunidades para abater preços. No entanto, vale lembrar a importância de pesquisar o valor atualizado do modelo de interesse. Para isso, uma dica é acessar a Tabela FIPE acompanhando uma noção realista e confiável na hora de negociar valores. E, em meio a muitas outras, uma das melhores vantagens de comprar um seminovo é o custo baixo da documentação, pois é bem menor em relação aos 0km.

 

Naturalmente o mercado de seminovos cresceu e Goiás se destaca nesse cenário. José diz que já foram vendidas mais de 390 unidades até o momento e a perspectiva é que esse número cresça até o fim do ano. “Nossas vendas de seminovos têm grande representatividade no faturamento da Umuarama Concessionárias. Percebemos que a procura tem aumentado devido as vantagens que surgem com essa escolha. Encarando a realidade econômica da maioria dos brasileiros, esta é a melhor chance de ver o sonho do carro próprio sendo realizado”, finaliza.

 

Umuarama Concessionárias

‘Um lugar onde os amigos se encontram’, além de ser o significado do nome que dá personalidade a marca, é o conceito que as empresas do Grupo Umuarama carregam em seus empreendimentos. Com significado em tupi-guarani, a brasilidade de sua essência vem desde meados da década de 1970, quando o jovem Luiz Pereira Martins Pires, nascido no interior do Maranhão, iniciou a construção da empresa. O começo de tudo foi com a primeira fazenda da família, no Estado do Pará.

 

Hoje composto por três unidades de negócios, agropecuária, empreendimentos imobiliários e concessionárias, o grupo atua nos estados de Alagoas, Minas Gerais, Goiás, Pará, Maranhão e Tocantins. Mas foi em 1993, que a primeira concessionária Umuarama surgiu na cidade de Araguaína, Tocantins, com a bandeira Fiat. O novo negócio revolucionou o mercado local, que refletia os tempos áureos do recém lançado Uno Mille (1990), que apesar de não ser tão potente, caiu nas graças do público pela boa relação custo/benefício e pelo baixo consumo.

 

Em 2005, a segunda concessionária Umuarama chegou em Araguaína, levando a sofisticação e imponência da Toyota. Naquela época, o Corolla, que tinha Brad Pitt como garoto propaganda e INXS na trilha do comercial, consolidou-se como o maior sucesso de vendas da marca no Brasil. Este passo foi um marco evolutivo para a marca que ampliou sua atuação, conquistando espaço nos estados do Maranhão, Pará e, em 2016, em Goiás e Minas. Em 2019, novos negócios foram incorporados às concessionárias.

 

O novo momento surgiu para levar um pacote completo de soluções e serviços para que todos os clientes pudessem vivenciar a melhor experiência ao escolher o seu carro ou moto. Assim, a Umuarama Concessionárias deu o ponta pé inicial nas áreas de Carros seminovos, Consórcios e Seguros. Hoje, são 33 concessionárias em 5 estados brasileiros, representando grandes marcas do mercado automobilístico mundial: Toyota, Fiat, Volkswagen, Kia, Citroën, Peugeot, Harley-Davidson, KTM e Triumph.