Grupo Metapolítica adquire Lag, empresa pioneira em contatos de autoridades governamentais

O grupo Metapolítica acaba de adquirir a Lista de Autoridades Governamentais (Lag), empresa brasileira com mais de 40 anos de história, pioneira em banco de contatos de autoridades dos três poderes, entidades representativas de setores estratégicos e embaixadas. O grupo é também responsável pela Metapolítica Consultoria, empresa que já foi premiada em Washington com o The Napolitan Victory Awards, considerado o Oscar da comunicação política mundial. O objetivo da aquisição é aumentar a eficiência da empresa por meio de novas tecnologias, garantindo uma melhor experiência dos clientes e, consequentemente, alavancar a sua participação no mercado.

Há mais de 40 anos, nascia a Lista de Autoridades Governamentais (Lag), a partir do sonho de Francisco Maia, jornalista e empresário nordestino que escolheu a capital federal como sua cidade. Chico Maia, como era conhecido, foi considerado um visionário e atuou nos principais veículos de comunicação do Distrito Federal (DF) durante a década de 1970, antes de se tornar empresário e assumir cargos de destaque como a presidência da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF). Hoje, a Lag possui mais de 34 mil contatos que são disponibilizados a partir de planos de assinatura.

Metapolítica
O grupo Metapolítica, por sua vez, foi criado há 6 anos e está à frente da Metapolítica Consultoria, que surgiu da necessidade de apresentar de uma forma inovadora serviços de assessoria parlamentar e consultoria política, deixando de lado os modelos “engessados” do passado. Com apenas cinco anos de fundação, foi ganhadora do The Napolitan Victory Awards 2020 na categoria Empresa Revelação do Ano. Foi a única empresa brasileira na disputa, que contou com 37 países.

Um ano depois, o co-fundador Jorge Ramos Mizael foi um dos indicados na categoria de Consultor Revelação do Ano e a Metapolítica como Consultoria do Ano pelo The Napolitan Victory Awards 2021. Em 2018, o grupo fez a sua primeira aquisição, da empresa AW Soluções – especializada em softwares, que se juntou à Metapolítica Consultoria.

Chico Maia morreu de Covid-19 em fevereiro de 2021 enquanto ocupava a presidência da Fecomércio-DF e deixou a empresa como legado para os três filhos. Agora, a companhia foi adquirida pelo grupo, mas o objetivo é manter viva a história da Lag que transformou as relações de comunicação no Brasil, incluindo o fortalecimento do advocacy, viabilizado, muitas vezes, pela disponibilidade de dados atualizados e sistematizados.

Orgulho e respeito
À frente das empresas está o co-fundador da Metapolítica Consultoria, Jorge Ramos Mizael com uma história inspiradora. Filho de uma manicure e um policial militar do Distrito Federal, tentou por dois anos ingressar na Universidade de Brasília (UnB), sem sucesso. Aos 21, decidiu ir para a Irlanda, onde morava uma prima que trabalhava como faxineira. Por um ano e meio foi lavador de carros, pedreiro e faxineiro. Juntou dinheiro, retornou ao Brasil e cursou Ciência Política conciliando os estudos por um ano com o trabalho em uma loja de roupas. Depois, entrou em uma consultoria e se apaixonou pela rotina do poder legislativo.

Pós-graduado em Compliance e Governança na UnB, cursou também Gestão de Negócios na Universidade de Ohio antes de se tornar co-fundador e CEO da Metapolítica Consultoria. “Eu sempre tive muito respeito pelo trabalho desenvolvido pela Lag e não imaginávamos comprar a empresa. É motivo de muito orgulho essa aquisição e também é com muito respeito que queremos levar adiante esse trabalho. Chico Maia tem uma história brilhante e vamos trabalhar paraqueremos mantê-la viva. O nome Lag permanecerá o mesmo e agora daremos início aos trabalhos de gestão do banco de dados”.