Neste domingo (30/04), a Justiça determinou que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) devolvesse a capivara Filó ao influenciador Agenor.

O jovem acompanhado da deputada estadual Joana Darc (União Brasil-AM), retornou ao local onde foi mantida pelo órgão para resgatar capivara Filó.

O influenciador tem 23 anos, mora em Autazes, no Amazonas, e viralizou nas redes sociais ao divulgar sua rotina ao lado da capivara.
Segundo informações foi realizado uma denúncia de suspeita de abuso, maus-tratos e exploração animal levantada contra Agenor, por utilizar a imagem de um animal silvestre sem autorização foi feita ao órgão e, por isso, foi gerada uma multa de R$ 17 mil.
Por decisão judicial a capivara foi entregue aos cuidados do Ibama na última quinta-feira (27/04), e os conteúdos da capivara que estava nas redes foram excluídos.
No último sábado (29/04), a Justiça concedeu a guarda provisória da capivara Filó ao influenciador. “(…) Determino que o Ibama seja compelido a fazer a entrega do animal ao autor, imediatamente (…) Fica autorizado o transporte da Filó, pelo requerente, para que retorne ao seu habitat natural, desde que se comprove que esse transporte se fará com meios seguros”, diz a decisão judicial divulgada pela deputada.

Filó é devolvida ao jovem

Neste domingo (30/4), a Deputada voltou ao Ibama com o jovem Agenor para buscar a capivara, mas a Deputada Joana Darc afirmou estar insatisfeita com o tratamento que recebeu no Ibama e comunicou que o órgão negou o cumprimento da decisão judicial. Horas depois, o influenciador conseguiu se reencontrar com a capivara.
Veja o Vídeo :