Janeiro Branco: evento chama atenção sobre como manter a vida em equilíbrio

O Brasil é o segundo país onde há mais pessoas sofrendo com a depressão em todo o mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos. Ao todo, 12 milhões de brasileiros, ou 5,8% da população, sofrem com a doença, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Para ajudar quem passa pelo diagnóstico, a campanha Janeiro Branco foi criada para justamente chamar a atenção para as doenças mentais e suas consequências.

 

Após a pandemia da Covid-19, essas doenças refletiram na área da saúde, de acordo com a pesquisa da FioCruz. No levantamento, realizado no Distrito Federal, 65% dos profissionais da área apresentaram algum transtorno de estresse; 61,6% de ansiedade; e 61,5% de depressão.

 

Com o objetivo de conscientizar esses profissionais sobre a importância do tratamento e propor mudanças diárias para ter qualidade de vida, o Órion Complex apoia o evento “A vida pede equilíbrio”, promovido pelo Liver Instituto do Fígado. O encontro, com atividades e palestras, será no próximo dia 28, a partir das 8 horas, na Associação Médica de Goiás, localizada no 15º andar do complexo situado no setor Marista.

 

Organizadora do evento, a psicóloga Cerjana Neves explica que serão realizadas ações que irão propor equilíbrio entre a saúde física, emocional e financeira dos participantes. “Temos como objetivo realizar uma campanha preventiva ao adoecimento mental dos profissionais de saúde, fazendo que eles reconheçam que os aspectos de saúde vão além da ausência de doença.”

 

Ela diz, ainda, que as atividades abordarão a importância do desenvolvimento da resiliência na vida diária, “pois ela nos ajuda a enfrentar e superar as adversidades e estresse da vida de forma equilibrada, contribuindo para o autocuidado e autoconhecimento”. Cerjana acredita que as atividades direcionarão um ciclo de novos projetos para os profissionais. “O Janeiro Branco foi desenvolvido com objetivo conscientizar e construir uma cultura de cuidados com a saúde mental todos os dias, desmistificando os tabus que envolvem o tema, mesmo para os profissionais da área”, conclui a psicóloga.

 

Apesar de ser um evento voltado para profissionais da saúde, a população em geral pode participar. Interessados devem fazer a inscrição gratuitamente até o dia 26, pelo site da Sympla: https://www.sympla.com.br/evento-de-conscientizacao-ao-janeiro-branco__1852739?token=94ea3fed4f7a181485b095e1c8d42c20.

 

Segue a programação completa

CRONOGRAMA:

8:00 – Inscrição/Coffee break

9:00 – Rayanny Lima – professora de pilates com atividade de alongamento e relaxamento

9:20 – Yassue Inuzuka – psiquiatra que irá palestrar sobre saúde mental

9:40 – Cássia Esteves – nutricionista que vai falar sobre ‘Comportamento Alimentar: como manter a motivação’

10:00 – Daniela Brandão – educadora física vai conversar sobre ‘Como promover uma vida mais ativa, é a melhor forma de prevenção?’

10:20 – Cerjana Neves e Riusnéria Carmo – psicólogas

Mesa Redonda: ‘Existe bem-estar sem resiliência?’

10:30 – Dinâmica – Conhecendo a resiliência. Ministrada pelas psicólogas Cerjana Neves e Riusnéria Carmo.

 

SERVIÇO:  A Vida pede equilíbrio

Dia : 28/01/2023

Horário: A partir das 08h

Local:   Associação Médica de Goiás (15ª andar do Órion Complex) –  Avenida Portugal, número 1148, no setor Marista

INSCRIÇÕES GRATUITAS