Justiça Eleitoral diploma eleitos para o próximo exercício

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, desembargador Itaney Francisco Campos, diplomou na manhã desta segunda-feira (19) os eleitos para os cargos de governador, vice-governador, senador, deputado federal e estadual. Os documentos os habilitam a tomar posse nos cargos no dia 1º de janeiro.

A cerimônia da diplomação foi realizada no Auditório Nobre do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE), com a presença das diplomandas e diplomandos, autoridades de todas as esferas no âmbito federal, estadual, municipal, forças policiais e convidados. A sessão solene foi aberta pelo presidente Itaney após a composição da mesa de honra. Em seguida, o Coral do Tribunal de Contas do Estado de Goiás, sob a regência do maestro Sérgio de Paiva, a coordenação da coralista Liliane Perilo e a participação do tecladista Marcos Santos e do solista e tenor José Gomes Cares, apresentou o Hino Nacional Brasileiro e as músicas “Canção do Araguaia” e “Natal todo dia”.

Na sequência, foram diplomados os eleitos para deputado estadual, federal, senador, os suplentes de senador, o governador e o vice-governador.

O governador reeleito, Ronaldo de Ramos Caiado, que participou da solenidade por videoconferência, proferiu discurso de diplomação em que enalteceu a democracia, asseverando que “não existe nenhum outro regime político capaz de dar ao cidadão tamanha liberdade de se expressar e de defender suas ideias.” Declarando ser “um defensor intransigente da democracia”, o governador destacou ainda a importância do respeito ao resultado das urnas: “O Brasil precisa de paz. Qualquer ruptura social provocada pelo descumprimento das regras democráticas poderá provocar sequelas irreparáveis e um sofrimento maior aos mais vulneráveis.”

Antes de encerrar a cerimônia, o desembargador-presidente Itaney Francisco Campos discursou, agradecendo todos os atores envolvidos na realização do processo eleitoral. “Às portas da conclusão deste laborioso e desafiador processo eleitoral, como presidente da Corte Eleitoral, eu gostaria de expressar formalmente minha profunda gratidão e reconhecimento a todos que contribuíram para o sucesso desta importante missão. Este impressionante esforço integrado e harmonioso de agentes diversos envolvidos na preparação, organização e realização do pleito assegurou a autêntica expressão da democracia”, relatou o presidente.

De acordo com o desembargador Itaney, “em um ano em que a desinformação foi amplamente compartilhada pelos algoritmos das redes sociais, disseminando um cipoal de afirmações amparadas em vento, venceu a verdade, triunfou a democracia. A mais expressiva comprovação da fidedignidade do processo eleitoral foi emanada do próprio eleitor, que demonstrou sensibilidade para com a marcha da história, refutando a possibilidade de um cenário de retrocesso.”

“Hoje é um dia de celebração”, manifestou ainda o presidente, em seu discurso, acrescentando: “Celebramos a esperança em dias melhores. Comemoramos a vitória consagrada nas urnas, brindamos às escolhas legítimas da população goiana, manifestada democraticamente em sufrágio periódico, direto e igualitário.”

Aos diplomandos e diplomandas, o representante da Corte Eleitoral conclamou “que pautem sua atuação pública pelos princípios da ética e probidade e que norteiem seus projetos pelo bem comum, desenvolvendo políticas de interesse coletivo, em que a prioridade seja a promoção da redução das desigualdades sociais e econômicas entre os diversos segmentos da nossa população.”

 

 

Mesa de Honra

Compuseram a mesa de honra o presidente do TRE-GO, desembargador Itaney Francisco Campos; a desembargadora Amélia Martins de Araújo, vice-presidente e corregedora da Corte Eleitoral; o governador reeleito do estado de Goiás, Ronaldo de Ramos Caiado, que participou por meio de videoconferência, por motivo de força maior; o desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, representando o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, desembargador Carlos França; o deputado estadual Cairo Salim, representando o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, Lissauer Vieira; o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região, desembargador Daniel Viana Júnior; o presidente do TCE, Conselheiro Edson José Ferrari; o presidente eleito para o biênio 2023/2024 do TCE, Saulo Marques Mesquita; a vice-presidente e corregedora do TRE-GO, desembargadora; os juízes-membros do TRE-GO, Laudo Natel Mateus, Juliano Taveira Bernardes, Mônica Cezar Moreno Senhorelo, Ana Cláudia Veloso Magalhães e Adenir Teixeira Peres Júnior; o procurador regional eleitoral Célio Vieira da Silva e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Goiás, Rafael Lara Martins.