Lipo HD e contorno corporal foram abordados em curso da SBCP-GO

“A arte da lipodefinição”: esse foi o tema do curso realizado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Regional Goiás (SBCP-GO), no dia 12 de agosto, em Goiânia, no Transamerica Collection Órion. Com palestras ministradas por cirurgiões plásticos reconhecidos no Brasil e no exterior, os cerca de 150 participantes inscritos tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre lipo HD e o consequente contorno corporal.
“Mesmo quem decidir não implementar a técnica (da lipo HD) em suas atividades, poderá entender melhor sobre ela”, afirmou a presidente da SBCP-GO, dra. Raquel Montandon, durante a abertura do curso.
“A cirurgia plástica parece caminhar hoje na direção da subespecialização. Portanto, vamos procurar aprender e crescer cada dia mais para o bom nome da nossa especialidade”, acrescentou a presidente, que mencionou ainda a importância de eventos como esse, com o objetivo de reunir e trocar experiências entre os associados.
Para iniciar as apresentações, foi convidado o cirurgião plástico colombiano e pesquisador em técnicas de contorno corporal de alta definição, dr. Alfredo Hoyos. Ele mostrou como há uma “explosão” na procura por cirurgias desse tipo.
Em seguida, descreveu os cuidados que os cirurgiões precisam ter com cada paciente. Nos homens, por exemplo, é necessário harmonizar a definição abdominal com a do peitoral e dos braços. Já nas mulheres, o importante é se atentar à redução do dorso superior e definição na crista ilíaca.
Já dr. Ricardo Sestito Proto, cirurgião plástico, que utiliza a técnica lipo HD, apresentou os detalhes da cirurgia em pacientes masculinos, inclusive com a lipoenxertia. Ele ressaltou que o procedimento é diferente da aparência conhecida como “six pack”. “Não é só entrar em campo e fazer a lipoaspiração, temos que analisar os grupos musculares e realizar o planejamento do enxerto de gordura”, alertou.
No peitoral, por exemplo, costuma ser necessário fazer a lipoenxertia, a fim de deixar todo o tronco mais harmônico. Para que a técnica se torne mais segura, dr. Ricardo recomendou o uso de ultrassom ao guiar a cânula.
Para as especificidades da lipo HD feminina, outro grande especialista, dr. Felipe Massignan, responsável pelo grupo Total Definer no Brasil, foi o responsável por explicar os pontos de sombras na definição abdominal das mulheres.
Assim como os demais palestrantes, ele frisou a respeito dos cuidados com os todos os grupos musculares, não só com o reto abdominal.
Marcação na prática
Os participantes do curso também tiveram a oportunidade de verificar como deve ser feita a marcação corporal em mulheres e homens, de acordo com os desejos do paciente, biotipo e também resultados de bioimpedância.
Os cirurgiões dr. Ícaro Samuel de Oliveira e dr. Ricardo Sestito mostraram as etapas de marcação anatômica (com a contração muscular), indicação da gordura profunda e da superficial.
A marcação com ultrassom ficou a cargo do também cirurgião plástico dr. Wagner Lopes da Silva Júnior. Segundo ele, o uso desse equipamento é mais recomendado em homens, justamente pelo maior desejo do “six pack”.
“Não existe simetria.
Aqueles desenhos prontos que vemos de lipo HD estão errados e podem deixar resultados artificiais. Toda marcação é dinâmica. Por isso, é importante fazê-la no consultório, com o paciente realizando as contrações necessárias”, alertou dr. Lopes.
Durante o evento, foram abordados outros temas, como o “Uso da lipoaspiração ultrassônica na lipo HD” (dra. Cintia Rios Camilo); o “Uso do RENUVION na lipo HD” (dr. Paulo Henrique Amorim Duarte); o “Uso do Bodytite/Morpheus na lipo HD” (dr. Icaro Samuel Pedroso de Oliveira), e o “Uso do Argoplasma na lipo HD” (dr. Wagner Lopes da Silva Júnior).
A “Oxigenioterapia Hiperbárica na cirurgia do contorno corporal, “Complicações na lipo HD” e “Fisioterapia no PO do contorno corporal” (dr. Felipe Massignan e dra. Bruna Gonçalves); “Cirurgia Plástica Funcional e Lipedema” (dra. Cintia Rios Camilo); “Nutrindo a Cirurgia Plástica Funcional” (dra Nany Sado); e associações com a lipo HD (dr. Paulo Henrique Amorim Duarte, dr. Felipe Massignan, dr. Icaro Samuel Pedroso de Oliveira e dr. Ricardo Sestito Proto) foram outros temas em pauta.
Gestão de sucesso
Para além dos aspectos técnicos da lipo HD, o curso oferecido pela SBCP-GO também contou com um painel sobre gestão de sucesso, com o cirurgião dr. Ícaro Samuel.
Ele mencionou que a necessidade de incluir esse tema no curso se relaciona com o fato de que a graduação em Medicina não oferece aos futuros médicos o conhecimento em gestão financeira e comercial, o que se torna necessário quando os profissionais entram no mercado de trabalho.
“A gestão é o que nos promove tempo de qualidade. Os médicos não têm tempo para a família, não veem os filhos crescerem e o desenvolvimento do que é o bem mais importante, que é a própria família”, acrescentou ele.
Todavia, segundo dr. Ícaro, ainda há uma resistência com a crença de que aproveitar o tempo livre é sinônimo de não ter pacientes. “A consequência de uma gestão melhor é ter mais pacientes, autoridade e mais tempo em casa”, contrapôs.
Interação e troca de experiências
Os participantes do curso também puderam conhecer as novidades dos patrocinadores durante os intervalos entre as palestras.
Além disso, solucionaram dúvidas com os palestrantes e trocaram experiências entre si, de acordo com o que vivenciam diariamente nos consultórios e centros cirúrgicos.
Tudo isso sem esquecer do momento de bate-papo e descanso com o jantar, também oferecido pela SBCP-GO, na noite pré-evento.
Palavra dos cirurgiões plásticos
Confira alguns comentários de cirurgiões plásticos que participaram do evento:
Evento Fantástico. Muito bem organizado. Extremamente proveitoso!!! Parabéns Raquel! Parabéns Nelson! Que eventos como esse se repitam. Dr. Leandro Angel
Foi um dia de temas inovadores, alguns polêmicos e outros que deveremos incorporar em nossa prática diária. Primorosa organização científica que merece nossos aplausos de pé aos envolvidos. Fecharam o mandato com chave de ouro. Meus parabéns!. Dr. Fernando de Nápole
Prezada dra. Raquel congratulações pelo brilhante êxito do evento deste sábado, não só pela magnífica organização e apoio do dr. Nelson e colaboradores, como também pelo número de participantes, digno de uma Jornada. Infelizmente não pude comparecer, porém fui representado pelo meu filho Rodrigo, que muito elogiou o conclave. Cumprimento-a também pela impecável administração. Dr. Ronaldo Bufáiçal e filhos
Querida Raquel! Seu exemplo de gestão é dignificante para todos nós e sua gestão já está marcada na história da Regional Goiás! Parabenizo a você, à toda a sua diretoria e ao Dr. Nelson, pelo evento. Além de nos oportunizar um contato com as diversas interfaces da técnica,  desde o execução em si como o uso de terapias coadjuvantes, vocês brilharam pela organização,  cumprindo um cronograma extenso, bastante dentro do previsto. Dra. Ivane Campos Mendonça
Estendo os elogios dos colegas e o meu a todos os envolvidos na realização deste evento que foi realmente fantástico! Precisamos ter mais cursos deste modelo! Parabéns!!!! Dr. Flávio Garofo
Parabéns, dra. Rachel, pelo brilhante, e concorrido encontro. Tenho certeza que nestes 42 anos de Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Regional de Goiás, nunca tivemos uma maciça presença de colegas, até de outros estados, num curso Regional como este. Nossos efusivos cumprimento a toda diretoria, pelo brilhantismo dos palestrantes, e dos moderadores. Dr. Wernon de Freitas