Matemática é bicho de 7 cabeças? Não para esses feras!

Sessenta e quatro alunos da Escola Canadense Maple Bear Goiânia do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental foram premiados com medalhas da Olimpíada Canguru de Matemática, a maior competição mundial de Matemática, com participantes de 75 países

Sessenta e quatro alunos da Escola Canadense Maple Bear Goiânia do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental foram premiados com medalhas da Olimpíada Canguru de Matemática, a maior competição mundial de Matemática, com participantes de 75 países. A edição brasileira de 2022 contou com a participação de mais de dois milhões de estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, provenientes de mais de três mil escolas brasileiras, públicas e privadas.

Das 64 premiações, 11 alunos receberam medalhas de ouro, ou seja, estão entre os 1% de todos os melhores colocados em nível nacional. Outros dez receberam a medalha de prata, 21 de bronze e 22 reconhecimentos de honra ao mérito. “Foi um resultado muito significativo, bem acima da média de outras escolas”, avalia o professor Flamarion Gonçalves Moreira, que integra a equipe de professores de matemática da escola.

Foi a primeira vez que a Maple Bear participou da competição. A escola aponta que a metodologia aplicada diariamente, ao incentivar o interesse permanente dos alunos pelas diversas nuances da matemática e sua aplicação em questões práticas, favoreceu o êxito dos estudantes. A Canguru é uma competição que preza por raciocínio lógico e resolução de problemas, habilidades sempre estimuladas pelos professores da escola. “A prova teve um nível de complexidade alto e o bom resultado, em nossa visão, foi fruto da didática adotada na sala de aula no cotidiano”, considerou o professor. Com 24 ou 32 questões, a depender da série, ela foi aplicada presencialmente. Os alunos tiveram duas horas para respondê-la.

Após as férias de julho, as turmas vivenciarão um novo desafio. Em agosto, eles irão participar da Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras. Dessa vez, a atividade será em grupo, cada qual devendo responder de 10 a 12 questões, sendo uma em inglês. A etapa será classificatória para a fase internacional da competição