“Foi um mandato que mudou a minha vida, mudou minha cabeça, me mudou como político”. É dessa forma que o candidato a deputado estadual Lincoln Tejota (UB) define a experiência como vice-governador do estado de Goiás. Ele conta que a divisão de atribuições, pelo governador Ronaldo Caiado, propiciou que ele fizesse um “mergulho profundo na gestão pública”, conhecendo de perto a realidade de cada pasta e as necessidades da população, contempladas por meio de políticas públicas coordenadas pelo Programa Goiás de Resultados, que Lincoln Tejota coordena como vice-governador. “O resultado está posto para toda a sociedade avaliar”, afirma.
A experiência no Executivo, somada aos dois mandatos que teve como deputado estadual, o capacitam, segundo ele, para um retorno à Assembleia Legislativa com possibilidade de promover ainda mais entregas à população de Goiás.
“Pude auxiliar diretamente os secretários e servidores. Deixo uma marca não de um vice-governador que ficou sentado na cadeira só como um representante do governador”, pondera Lincoln Tejota. “Eu mergulhei na gestão, entrei profundamente na segurança pública, na saúde, na educação. Viajamos, pegamos os melhores modelos que existiam no país, trouxemos para cá, e muitas das coisas que nós começamos vão ficar como legado durante mandatos”, analisa o vice-governador, acrescentando que essa foi uma determinação do governador Ronaldo Caiado. “A ordem foi focar em políticas consistentes, que ultrapassassem o governo e se tornem políticas de estado porque elas vão gerar mudanças na vida das pessoas. E assim eu fiz”.
Lincoln Tejota pontua que o governador se ocupou em grande parte da renegociação da dívida e de viabilizar o início da gestão. “Ao mesmo tempo, ele atribuiu a mim a tarefa de pegar os anseios da população, naquele momento histórico, em que fomos eleitos no primeiro turno, e isso veio acompanhado do desejo de entrega, de mudança”, lembra o vice-governador. Essa divisão de tarefas, conclui Lincoln, permitiu que ele conhecesse de perto o funcionamento da máquina administrativa. “Com isso, eu entreguei, em 3,5 anos, 2.863 produtos por meio do Goiás de Resultados. São reformas de colégios, aluguel social, padronização do ensino, uniformes. São produtos e entregas de governo que aconteceram sob a minha supervisão”, esclarece.
Lincoln Tejota reconhece que foi necessário adotar medidas severas, especialmente no início da gestão. “Muitas pessoas criticam porque em determinados momentos o governador teve uma postura dura. E nós precisamos de uma postura dura mesmo neste momento, contra corrupção, contra o mau uso do dinheiro público”, acredita. “Nesses quatro anos de mandato, nunca tive um não do governador Ronaldo Caiado. Todos os projetos que eu quis avançar e desenvolver como política pública em Goiás, tive condições de fazer ao lado dele”, conclui.