Moda sertaneja: modernizados e estilosos, elementos rurais são incorporados aos trajes contemporâneos

O Brasil é reconhecido internacionalmente pela força do agronegócio. O país, apesar de exportar imagens e oferecer o turismo de várias praias paradisíacas, tem uma raiz profunda ligada às zonas rurais, ao interior e ao campo, que fazem referência direta ao povo sertanejo. Tanto na música como na forma de se vestir, o estilo sertanejo vem sofrendo mudanças ao longo dos anos. Antes mais ligado ao caipira e, atualmente, mais adaptável e com referências urbanas, os itens que remetem à essa realidade seguem sendo uma paixão nacional, apresentando uma nova roupagem.

De forma geral, nestes ambientes é comum ver as pessoas usando tecidos mais encorpados, resistentes, o que foi completamente inserido na moda contemporânea. O que já era uma tendência, está sendo ainda mais reforçado com o sucesso do remake da novela Pantanal, que tem um núcleo rural forte e com total repercussão nas redes sociais. Camisas xadrez, botas, calças justas, cintos, muito jeans, couro, todos esses são elementos trazidos do campo para as roupas do dia a dia.

Segundo a estilista e sócia-proprietária do Espaço Integrado de Moda, localizado no Shopping Estação Goiânia, Maristela Barbosa, desde 1920, a moda é reflexo das culturas sociais e musicais. “Goiás carrega no sangue essa marca, por ser um estado onde o cenário é predominantemente do agro. Esses elementos, além de nos orgulhar, representam a nossa essência”, afirma ela.

Das festas de peão aos bares badalados, as vestimentas são usadas por homens e mulheres, que mesclam as peças tradicionais com acessórios contemporâneos, muito brilho e estilo, agregando modernidade e uma pegada mais refinada aos looks tradicionais.

Peças indispensáveis

De acordo com Maristela Barbosa, é possível notar o uso de botas/botinas, calças jeans de tecidos firmes, em modelagens mais retas, mas que ganham um toque especial quando usadas em ambientes urbanos. “Camisas em estampas xadrez, cintos de fivelas, botas de todos os jeitos estão em alta, além de chapéus dos mais diversos tamanhos e modelos. São peças originais que muitas das vezes ganham um toque especial quando usadas em outros ambientes, como bares e shows”, afirma ela.

Já em relação ao look feminino, a estilista aponta os tecidos como o jeans e couro como queridinhos e dá um destaque especial para as botas texanas. “As mulheres ganham ar mais leve com saias jeans, de couro, as camisas dão espaço para peças mais justas e decotadas. As botas dão espaço para coturnos e botinhas mais ajustadas, que muitas vezes aliam estilo e conforto. Franjas, transparências e brilhos são pontos-chave para baladas sertanejas”.

“As botas texanas são um hit à parte. Elas são bem características do country e são grandes elementos fashion. Na prática, é aquele tipo de peça que faz a roupa”, afirma Maristela. Ainda segundo a especialista, as botas texanas ganham ares mais diferentes e modernos se misturadas com elementos clássicos e que quebrem a estética totalmente rural, por exemplo, quando combinados com vestidos, ternos ou peças de alfaiataria.