Nove a cada 10 moradores de Trindade querem permanecer na cidade, diz pesquisa

Uma sondagem realizada pelo Grupo Prospecta com moradores de Trindade em 2023 mostra que, entre os que pretendem comprar um imóvel, 91% dos entrevistados desejam permanecer na cidade. O estudo aponta para o crescimento do sentimento de pertencimento ao município, que já foi considerado cidade-dormitório por estar muito próximo à capital,  apenas 18 quilômetros. O estudo também apontou que o desejo da população é por melhoria nas opções de moradia da cidade: um em cada três entrevistados gostariam de viver em condomínio horizontal e valorizam os equipamentos de lazer que integram projetos assim.

A fixação dos moradores na cidade é corroborada também pela a segurança e força econômica do município. Segundo  classificação do Anuário 2023 Cidades Mais Seguras do Brasil, o município de Trindade está entre as cinco cidades mais seguras de Goiás. O município se destaca também na economia do estado, com 15º Produto Interno Bruto (PIB) no ranking dos 246 municípios, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“Trindade é uma cidade que conserva uma forte identidade cultural própria, que une o clima interiorano e tranquilo, que é desejado por muitos, mas ao mesmo tempo está inserida na região metropolitana de Goiânia. Tudo isso está fazendo com que a própria população trindadense se fixe na cidade e ao mesmo tempo atraia novos moradores”, afirma Adriano Artiaga, diretor da Aoka Urbanismo.

Foi este cenário que levou a empresa a desenvolver o Santíssimo Casa & Lazer, um condomínio horizontal numa área de 300 mil metros quadrados, rodeado por uma Área de Preservação Permanente, a apenas 6 minutos do centro de Trindade.  Formadores de opinião, famílias e mercado imobiliário conheceram o projeto durante um almoço especial no último domingo (4 de fevereiro).

O Santíssimo Casa e Lazer oferecerá lotes a partir de 240 metros quadrados, segurança, infraestrutura e interação com o verde e o lazer. Contará com portaria 24 horas, ruas pavimentadas, redes de água e esgoto, praças, playground, área gourmet, piscinas adulto e infantil, salão de festas, academia e quadras poliesportiva, de futebol e de areia e mercado autônomo. Os moradores contarão com pomar com espécies nativas do cerrado, árvores frutíferas e horta comunitária. Na parte externa, um parque será implantado para toda a comunidade. Regionalidades, como um fogão à lenha no espaço gourmet e uma capela no parque, foram incluídas no projeto para atender a cultura local.

“Foi com bastante esforço que traçamos cada linha deste projeto. Ele foi exaustivamente discutido com uma equipe técnica multidisciplinar de arquitetos, engenheiros e paisagistas, para chegar a um resultado final que atendesse às expectativas do público”, acrescenta Raoni Artiaga, também diretor da Aoka.

Foram estes atributos que chamaram a atenção da engenheira civil Tayná Barbosa Galindo. “Por ser da área de planejamento urbano da cidade, eu acompanhei esse projeto desde o início, quando ainda estava na fase de registro e pude acompanhar o cuidado e os detalhes com os quais ele foi concebido. Não tive dúvidas de que seria aqui que eu gostaria de viver”, conta ela, que foi a primeira compradora do empreendimento. Ela ainda destacou a localização estratégica, o fácil acesso à capital pela GO-060.

Quem também fechou negócio no evento foi o comerciante Jildeon Reis de Oliveira. “Vemos um projeto que respeita a cultura da cidade e que está situado a poucos minutos do centro, o que para mim faz toda a diferença, já que administro meu comércio por lá. Além disso, olhando em volta, nós temos duas APPs, o que resgata um outro conceito de moradia, com mais qualidade de vida”, revela.

Para o vendedor Glênio Rodrigues, o condomínio também é uma ótima oportunidade de investimento. “Por já morar próximo daqui, eu consigo perceber melhor a movimentação da região, do seu potencial de crescimento. E quando inserimos um condomínio desse padrão, que ainda acompanha um parque aberto à comunidade, essa valorização será ainda maior”, relatou ele, que também adquiriu um terreno.

Sobre a Aoka

Com sete anos de história no mercado imobiliário goiano, a Aoka Urbanismo traz em seu DNA a convicção de que é possível fazer mais e melhor pelas pessoas quando se fala em ocupação de espaços urbanos. A empresa, fundada pelo jurista e incorporador Adriano Artiaga, reconhecido por seu amplo conhecimento acerca da segurança jurídica dos negócios imobiliários, conta com os olhares de vários especialistas em arquitetura, urbanismo e engenharia engajados em projetos que façam a diferença na qualidade de vida das pessoas.

A Aoka Urbanismo possui um landbank com áreas em pontos estratégicos da Região Metropolitana de Goiânia. Em seus projetos de condomínios residenciais e bairros planejados, a empresa de desenvolvimento imobiliário prioriza aspectos como conveniência, segurança, conexões estratégicas e o senso de comunidade.