Oficiais da PM participam de romaria a Trindade na 2ª Edição da Caminhada

Na madrugada dessa sexta-feira (30), um grupo formado por oficiais veteranos da Polícia Militar realizou a 2ª Caminhada dos Coronéis Veteranos e convidados rumo a Trindade. Em sua segunda edição, fizeram parte da romaria cerca de 250 pessoas, sendo que 110 são policiais veteranos da reserva e o restante do grupo era composto por militares de outras patentes, familiares e civis.

Para o coronel Divino Alves, ex-comandante da PM e um dos idealizadores do evento de peregrinação a caminhada representa uma expressão de fé, uma vez que são vários os costumes e tradições associados. Mas também é uma oportunidade para a realização de uma bonita campanha que tem como propósito a arrecadação de fraldas geriátricas que serão destinadas à Vila São Cottolengo, instituição localizada em Trindade e que abriga pessoas carentes.

“A caminhada é uma oportunidade única para reencontrar amigos e expressar nossa gratidão a Deus por bênçãos proporcionadas. No entanto, é essencial que essa caminhada cumpra seu significativo propósito social de arrecadação. Além disso, dois de nossos membros oficiais estão enfrentando problemas de saúde relacionados ao câncer e também serão beneficiados com as doações”, ressalta o coronel Alves.

Diretor de comunicação da Associação dos Oficiais da Polícia e do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (Assof-GO), o coronel Reno Julius Mesquita, que participou da caminhada, avalia que a Romaria de Trindade é um evento que atravessa décadas como tradição entre os devotos do Divino Pai Eterno. O coronel ressalta que a sua família participou da romaria ao longo das gerações.

“Começou com os meus bisavós, depois meus avós maternos e paternos, até meus pais, que fizeram a romaria de carro de boi saindo de Pontalina. Meu pai começou a participar da Romaria dos Romeiros, partindo de Goiânia. Agora eu estou seguindo essa tradição com meus filhos e em breve, espero que meus netos também possam fazer parte dessa experiência”, diz o coronel.

Integrante da comissão organizadora, o ex-comandante do policiamento da Polícia Militar coronel Massatoshi Sérgio Katayama, é um dos idealizadores do evento e afirma que a caminhada dos oficiais reúne pessoas de diversas religiões, dentre católicos, evangélicos, espíritas e membros de outras denominações. Katayama reforça que mesmo se tratando de um evento organizado por veteranos, também participam policiais ativos trabalhando ou que estão de folga.

“A fé e a perseverança são alcançadas por meio do sacrifício, inclusive físico, representando uma prova que enfrentamos. Esse evento oportuniza momentos de confraternizar, rever amigos e ainda contribuir com as doações das fraldas geriátricas. Além disso, vários policiais da ativa participaram, uma vez de grande importância já que garantem a segurança da rodovia durante os dias de festividade”, afirma.

A acolhida dos participantes ocorreu no Km 0 da Rodovia dos Romeiros, às 4 horas da manhã onde foram transmitidos orientações e orações com o Padre Marco Aurélio.

Apoio

A Associação dos Oficiais da Polícia e do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (ASSOF-GO), através de seu presidente, Cel Cardoso, apoiou com entusiasmo a iniciativa dos Coronéis Veteranos neste evento de peregrinação a Trindade. A entidade também esteve presente com um carro de apoio, que além de levar água, deu assistência aos peregrinos que necessitaram de outras ajudas.

Outras entidades representativas da Polícia e Corpo de Bombeiros Militar estão junto da ASSOF neste apoio, dentre elas a Caixa Beneficente dos Militares do Estado de Goiás, a Fundação Tiradentes, a Associação dos Oficiais da Reserva da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (AOFMIL/GO), a Associação dos Subtenentes e Sargentos do Estado de Goiás (Assego) e a Associação dos Cabos e Soldados da Polícia e Bombeiros Militar do Estado de Goiás/ACS. Além dessas entidades, também como apoiadora, está a empresa Denusa, destilaria que contribuiu com garrafas tipo squeeze.