Para relaxar, se divertir ou melhorar o condicionamento físico, brasileiros correm cada vez mais

Simples, barata, praticada por pessoas de praticamente todas as idades e com benefícios evidentes à saúde. São por esses e outros bons motivos que a corrida e a caminhada estão entre as atividades físicas mais populares entre os brasileiros. Segundo o relatório “Práticas de Esporte e Atividade Física”, realizado pelo IBGE e o Ministério da Saúde, 24,6% da população do país pratica essa atividade de forma regular. Segundo o documento, a prática de correr e caminhar só fica atrás de uma paixão nacional: o futebol, que é modalidade desportiva desempenhada regularmente por 39% dos brasileiros.

Embora não haja números oficiais, dados divulgados recentemente por uma das maiores empresas organizadoras de eventos esportivos do país apontam um crescimento de 15% no número de eventos de corridas de rua realizados no primeiro semestre de 2023, na comparação com igual período em 2022. A mesma empresa registrou um aumento de 20% na quantidade de inscrições feitas para essas provas esportivas.

Os números confirmam a percepção de Bernard Moura, sócio da Hunker Live Marketing, empresa que atua há dez anos na realização de eventos esportivos, que já faz os acertos finais para mais uma corrida, em Goiânia. A Euro Run 15k será realizada no dia 1º de outubro, com largada às 6h30, no estande da Euro Incorporações, no Parque Lozandes, região do Paço Municipal. Em sua segunda edição, este ano a prova será dividida em três categorias: 5, 10 e 15 quilômetros. Bernard lembra que as inscrições já estão abertas e a participação está aberta para corredores amadores e profissionais com idade a partir de 16 anos.

Segundo Bernard Moura, o setor de eventos esportivos de rua está hoje em alta. “Esse ano teremos um recorde de projetos da Hanker neste segmento. Só em outubro temos sete projetos, sendo seis corridas, cinco para adultos, e 1 passeio ciclístico”, informa. Ele também destaca que o aumento da demanda pela prática da corrida e caminhada está ligada a uma prescrição cada vez maior desse tipo de atividade como forma de prevenção a muitos distúrbios de saúde, físicos e mentais. “Os médicos estão prescrevendo atividade física de forma terapêutica para diversas situações, desde problemas físicos aos emocionais.  Além disso, observamos uma renovação da demanda pós-pandemia, pois as pessoas começaram a buscar mais atividade, principalmente com práticas esportivas ao ar livre”, comenta o organizador de corridas.

Bernard destaca que a prova será realizada na região do Paço Municipal, que é menos movimentada e proporciona tranquilidade para o atleta. Entre os benefícios do local, ele enfatiza o trânsito mais ameno e a melhor arborização, fatores facilitadores até para montar a arena também.

 

Parceria

Bernard destaca que a Euro Run 15k  será uma prova dinâmica, e atende a uma demanda com menos disponibilidade ao longo do ano, por ser um percurso maior, que agrada mais o atleta mais experiente. Porém, ninguém ficará de fora. Haverá opção para caminhantes, no percurso de 5 quilômetros, por exemplo, que também é bom para iniciantes, jovens e idosos.

Parceiro da corrida que será realizada no próximo dia 1º de outubro, em Goiânia, o gerente Comercial da Euro Incorporações, Henrique Campelo, ressalta que a prática da corrida e caminhada têm uma relação muito próxima com as propostas urbanísticas dos empreendimentos da empresa. “Todos os nossos projetos trazem nos mínimos detalhes uma proposta de um lifestyle focado na saúde e bem-estar, com amplas áreas de lazer que são equipadas com quadras poliesportivas, salas de ginásticas, piscinas e tudo isso agregado a enormes áreas verdes que estimulam ainda mais a prática saudável de exercícios”, explica o incorporador.

Contra o sedentarismo

A contadora Sara Sousa Vieira, 31 anos, é uma das inscritas na prova Euro Run, que ocorrerá no próximo dia 1º. Ela conta que irá participar pela primeira vez de uma corrida de rua e realizará o percurso de 5 quilômetros. A motivação para a adesão à prática esportiva, segundo Sara, é o combate ao sedentarismo. Para mim será uma virada de chave mental. Acho que a competição vai me ajudar muito, pois faz bem não só para o corpo, mas principalmente para a mente. Eu gosto de correr justamente pelo bem-estar mental, pois  coloco uma música e desconecto minha mente da agitação do dia a dia”, conta a coordenadora contábil, que já está se preparando para a competição com corridas perto de sua casa.

Já a tecnóloga em construção civil, Raíssa Carolina Abraão Ribeiro, é  mais experiente do que Sara, quando o assunto é atividade física. Ela conta que participou da edição do ano passado da Euro Run, estimulada pelos colegas da sua equipe de corrida e este ano decidiu enfrentar um novo desafio: correr os  mesmo cinco quilômetros do ano passado, só que num tempo bem menor. “Eu já praticava crossfit e mesmo assim a prova de rua que fiz no ano passado foi desafiadora, pois a corrida trabalha muito a parte mental, a concentração, a motivação. Isso me incentivou a começar a correr no parque e trazer essa prática para o meu dia a dia. Hoje, além dos benefícios físicos, melhorei também meu bem-estar emocional”, conta.