PF combate atuação de armeiro ilegal em Jataí/GO

A Polícia Federal deflagrou hoje (11/06), a Operação Armeiro, cumprindo mandado de busca e apreensão no município de Caiapônia/GO, com o fim de coibir o crime de comércio ilegal de armas de fogo.

Segundo a Polícia Federal, o inquérito se iniciou após o recebimento de denúncia relatando suposto exercício irregular/ilegal da profissão de armeiro, no supracitado município. Após diligências, constatou-se que o investigado estaria realizando reparos, serviços, customizações e restaurações de arma(s) de fogo, sem autorização legal.

De acordo com a PF, na residência do investigado foram apreendidas diversas armas de fogo e munições de variados calibres, bem como peças para manutenção, adulteração e fabricação de tais produtos. Diante dos fatos, o armeiro foi preso em flagrante e encaminhado à Delegacia da Polícia Federal em Jataí/GO para formalização dos procedimentos legais, onde ficará à disposição da justiça.

Os crimes sob apurações estão previstos nos artigos 12 e 17 do Estatuto do Desarmamento, com penas máximas de 3 e 12 anos de reclusão, respectivamente. A atividade de armeiro depende de autorização expressa da Polícia Federal e a manutenção de armas nesse tipo de estabelecimento configura crime, podendo configurar inclusive o delito de comércio ilegal de armas de fogo.