A Prefeitura de Trindade realizou, entre os dias 17 e 19 de julho, mais uma edição do curso de Olericultura. O manejo com verduras, legumes, hortaliças e frutas foi ensinado para uma turma pronta para aprender todas as técnicas repassadas por profissionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), parceiro da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.
Os demais parceiros são a Secretaria de Turismo e Cultura, que cedeu o terreno no CEU das Artes Dr. Wanilton Correa de Azevedo para a formação da horta e o Sindicato Rural de Trindade.
Dona Maria de Lurdes Rosa já sabia algumas coisas sobre plantas, mas precisava aprender mais. Ela quer aproveitar uma parte do quintal que tem, que é pequeno. “Aprendi muita coisa aqui e agora quero colocar em prática. Já queria ter feito esse curso, mas nunca dava. Agora deu certo, consegui realizar a inscrição e agradeço a Prefeitura de Trindade pela oportunidade”, afirma.
Os alunos aprenderam técnicas de produção em hortas caseiras e comerciais. “Ensinamos aqui o manejo do solo, que é uma ciência. É preciso saber sobre a acidez, a colocação dos fertilizantes em dosagem correta e tudo que envolve o plantio. Os alunos poderão trabalhar em casa ou até mesmo em grandes produções de verduras, legumes, hortaliças e frutas”, explica Nilson da Silva, que é técnico agropecuário e instrutor do Senar em parceria com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento.