PRF apreende pássaros transportados em gaiolas na BR 153, em Uruaçu

Aves saíram de São Paulo e seriam transportadas ate o Maranhão

 

Um homem de 57 anos foi flagrado transportando aves silvestres sem autorização e sem a devida comprovação de origem na manhã desta quarta-feira (09) na BR 153, em Uruaçu, norte goiano.

Policiais rodoviários federais fiscalizavam a rodovia na unidade da PRF quando pararam um carro de passeio, ocupado por um casal. O condutor logo afirmou aos policiais que levava apenas gaiolas vazias no veículo, mas ao verificar o interior do carro os PRFs já avistaram os pássaros. Em duas gaiolas eram transportados 2 “Ring necks” (Psittacula krameri), 5 “Pintassilgos-da-Venezuela” (Spinus cucullatus ou Carduelis cucullata) e 1 “Pintagol” (híbrido do Canário com Pintassilgo).

O homem afirmou que adquiriu as aves em São Paulo e levaria para São Luís (MA). Entretanto, ele não apresentou nenhum tipo de nota fiscal que comprovasse a procedência dos animais, documento que liberaria o transporte de sete das aves, as quais poderiam ser domesticadas. Já o Pintagol, uma ave híbrida, não pode ser mantido em cativeiro.

O homem foi enquadrado na Lei de Crimes ambientais, assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), comprometendo-se a comparecer na Justiça para responder pelo transporte irregular dos animais. As aves ficaram à disposição do IBAMA em Uruaçu.