Projeto Estrelas do Araguaia já alcançou quase dez mil pessoas, no Rio Araguaia

Iniciativa promove diversas ações sociais, ambientais, culturais e recreativas junto à população ribeirinha e acampamentos

Em sua 19ª edição, o projeto Estrelas do Araguaia já passou por 15 acampamentos durante o mês de julho, recebendo quase dez mil pessoas, ao longo da temporada de férias do Rio Araguaia.

As apresentações culturais, musicais e educativas já passaram pela Praia do Cavalo e Praça Municipal de Aruanã, além dos acampamentos Jaburu,  Tá Danado, Fubreka, Rabo de Arraia Turma 1 e 2, Ilha do Sol, Boa Virada, Mundão Bão, Rancho dos Bakanas, Felicidade, Tadeu Bastos e Itacaiu.

A programação contou com shows, artistas, escritores, poetas e músicos goianos, recreação para crianças voltada à temática ambiental, esporte e distribuição de brindes. Dentre as atrações da primeira fase do projeto Estrelas do Araguaia, já se apresentaram os cantores Edu Moraes, Bruno Felix, Pedro Pessoa e Ricardo Paniago.

Todas as atividades foram promovidas sem nenhum custo para os acampamentos, graças ao apoio de grandes empresas parceiras. Neste ano, o projeto Estrelas do Araguaia também conta com a parceria do Projeto Piraíba, comandado por Hugo Frota Neto, que prevê o monitoramento de peixes desta espécie. O trabalho, inédito na América Latina, tem como objetivo final a preservação deste peixe, que pertence ao topo da cadeia alimentar do Rio Araguaia.

Segunda fase do Projeto Estrelas do Araguaia

A segunda fase do projeto está prevista para o feriado de 7 de setembro e as atrações musicais já foram confirmadas e contam com as apresentações de Maria Eugênia e Luiz Chaffin, Marcelo Barra, Claudia Vieira, Grace Carvalho , Sérgio Pato e Front Júnior.

De acordo com produtor do evento, Sergei Cruvinel, as expectativas para a segunda fase do projeto são grandiosas e vão surpreender os presentes.

“Levar a cultura, a alegria e a educação ambiental aos turistas é uma satisfação para nós. Temos muitas surpresas para o feriado de 7 de setembro e vamos garantir a diversão de nossos anfitriões”, ressalta Cruvinel.

O Projeto Piraíba também continua nessa segunda etapa, com as ações ambientais e conscientização aos turistas.

Legado

Em 2020, devido a pandemia, o lado social ganhou prioridade. Além da distribuição de máscaras e álcool em gel, foram doadas mais de 10 toneladas de alimentos obtidos com recursos próprios, através de patrocinadores e amigos do Araguaia. Tudo isso foi catalogado e doado, através da Secretaria de Assistência Social de Aruanã aos ribeirinhos, que ficaram sem sua principal fonte de renda: o turismo na região.