Sebrae e Shopping Estação Goiânia promovem palestra sobre como se tornar MEI, nesta quarta-feira

Atividade integra programação da Semana do MEI 2022 e tem como público alvo empreendedores já formalizados ou que pretendem formalizar seus negócios e obter benefícios trabalhistas

O Brasil bateu recorde de abertura de pequenos negócios em 2021, quando foram registrados 3,9 milhões de novas micro e pequenas empresas, um aumento de 19,8% em relação ao ano anterior. Os números do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com base em dados da Receita Federal, mostram que o empreendedorismo passou a ser uma alternativa diante da crise econômica do país, principalmente em razão da pandemia de Covid-19.

Para ajudar os novos empreendedores, o Sebrae Goiás realiza, em parceria com o Shopping Estação Goiânia, uma palestra sobre como se tornar MEI (microempreendedor individual) na próxima quarta-feira, 18 de maio, a partir das 17h30, no centro de compras. O evento, que tem inscrição gratuita no local, é voltado para pessoas que já formalizaram o próprio CNPJ e também para aquelas que ainda são informais, mas desejam regularizar os negócios. A ação faz parte da Semana do MEI 2022, projeto que o Sebrae promove em todo o País nesta semana.

A formalização é o primeiro passo para quem quer empreender e garantir benefícios trabalhistas. É o que diz a analista técnica do segmento moda do Sebrae Goiás, Beatriz Oliveira. “Entre as vantagens estão a facilidade de obter empréstimo bancário, poder se aposentar, ter direito ao auxílio-doença quando precisar, ou mesmo o auxílio-maternidade para as mamães”, explica a profissional que vai ministrar a palestra no Estação Goiânia. Ela esclarece que o MEI é um modelo empresarial simplificado, com isenção de vários impostos, criado justamente para facilitar a formalização de pessoas que trabalham de maneira autônoma.

Analista de marketing no Shopping Estação Goiânia, Anna Marins afirma que a iniciativa tem como motivação a qualificação dos próprios lojistas do centro de compras, além da expansão do conhecimento de visitantes. “O Estação Goiânia é parceiro do Sebrae. Decidimos participar dessa ação da Semana do MEI, dando apoio para a palestra com a intenção de aperfeiçoar ainda mais os nossos lojistas. Quem ainda não é regularizado também poderá tirar suas dúvidas, é uma ótima oportunidade para todos”, afirma ela.

É importante ressaltar que a abertura do MEI é um processo desburocratizado e com baixo custo de carga tributária. Como regra geral, pode ser microempreendedor individual quem possui um pequeno negócio com faturamento anual máximo de R$ 81 mil.