Show de luzes é atração de fim de semana, em Nova Veneza

Apresentação une luzes e música italiana oferecido pelo Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro Oswaldo Stival e Edith, inaugurado neste mês na cidade conhecida por abrigar imigrantes italianos

Inaugurado no início deste mês, o Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro Oswaldo Stival e Edith, em Nova Veneza, distante 30 km de Goiânia, oferece gratuitamente, aos finais de semana, a apresentação de um show de luzes com sonorização na fachada, marcada por reproduções de Veneza – a região de origem dos primeiros imigrantes italianos da cidade goiana.

Por si só, a  fachada é uma obra imponente com mais de 10 metros de altura e duas faces laterais distintas, e um total de 70 metros lineares. A face principal é uma reprodução do Palazzo Ducale, ícone da cidade de Veneza, na Itália, e a outra representa as edificações típicas e charmosas dos canais venezianos.

De noite, chega o momento da “dança das luzes”, quando elas se movimentam junto com a música típica da Itália, oferecendo uma experiência incrível ao olhar. Elas são projetadas sobre as fachadas  cenográficas e acompanham a sincronia da canção. O sistema conta com mais de 1000 metros de fitas de led em toda a estrutura, além de dezenas de ribaltas de luz que proporcionam mais de 100 combinações de cores diferentes aliados a equipamentos de última geração.

As sessões do novo atrativo turístico de Nova Veneza acontecem às sextas-feiras e sábados, às 20h40 e 21h, e aos domingos, às 20h30, com duração de até 10 minutos. Qualquer pessoa que passar pela Avenida Vereador José Francisco Silva, no Setor Central, ao lado da Praça da Matriz de Nova Veneza, poderá aproveitar o show.

O Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro Oswaldo Stival e Edith é um espaço de resgate das memórias dos imigrantes que chegaram a Goiás no início dos anos 1900. Internamente, oferece um memorial, também aberto à visitação com  móveis em estilo colonial clássico, modelos de rádios, telefones, malas, espada, documentos, fotos, entre outros objetos das primeiras famílias italianas que se instalaram nas terras onde hoje é Nova Veneza. O funcionamento ao público para visitação será de terça a domingo. De terça a sexta, das 14h às 18h. Aos sábados, o memorial abre às 9h e fica até 12h e depois retorna de 16h às 20h. No domingo, as visitas podem acontecer de 9h às 13h.