Duas pessoas foram presas, na manhã desta terça-feira (22), durante uma operação da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra a Ordem Tributária (DOT), em ação conjunta com a Secretaria da Economia, contra uma organização criminosa suspeita de sonegar impostos em vendas de veículos de luxo, em Goiânia.
Segundo a polícia, a ação tem como alvo empresários, contadores e “laranjas”. Foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão temporária. Celulares, computadores e documentos que comprovam os crimes, foram apreendidos.
De acordo com o delegado Marcelo Aires, titular da DOT, o grupo usava parentes e empregados da empresa para transferir os automóveis aos seus nomes e vender como pessoas físicas para se esquivar da fiscalização do Fisco.
“A organização criminosa não recolhia o ICMS da venda de carros e tampouco o ISS sobre a comercialização na modalidade consignação. Levantamento da Secretaria da Economia indica que os valores sonegados a título de ICMS podem superar a casa dos R$ 8 milhões de reais”, afirma a DOT.