Tecnologia e serviços para a terceira idade

Com o aumento da população idosa, projetos habitacionais já preveem atributos que se encaixam nas necessidades que surgem com o passar da idade. Ideias, como a da casa inteligente, ganham destaque com a chegada do Dia dos Avós, em 26 de julho

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatística (IBGE), estima-se que até 2060, a população acima de 60 anos,  chegue dos atuais 29 milhões  para 66,5 milhões. No Brasil até o mesmo período, acredita-se que esses números devem chegar a um terço da população brasileira ( de 14,26% para 32,2%).

Com o aumento da projeção de vida populacional, certamente haverá maior procura de produtos e serviços entre pessoas dessa faixa etária, principalmente nas moradias, que é a principal fonte de sobrevivência humana.  As incorporadoras Yutá, Ética e EMIBM Engenharia estão lançando no Setor Bueno, em Goiânia, o Urban Garden Residence, empreendimento que não é exclusivamente voltado aos idosos, mas com atributos que se encaixam nas necessidades que surgem com o passar da idade.

Os apartamentos de oito tamanhos diferentes com medidas  de 46,16 a 137,53 metros quadrados  virão  com a infraestrutura de uma casa inteligente pronta para uso. Com isso, será possível contar com o conforto e a segurança de programar a casa através de um comando de voz.

A casa inteligente se ajusta à rotina dos moradores e se configura para diferentes momentos e necessidades: na hora de despertar,  por exemplo, as persianas abrem, a música ou o programa de notícias da manhã é acionado, as luzes acendem. Na cozinha, o café já começa a ser feito automaticamente. Ao sair, basta dizer “Alexa, tchau”, e as persianas fecham, as luzes se apagam, a cafeteira, a TV e outros eletrodomésticos desligam.

“Mais do que conforto, a tecnologia pode trazer mais tranquilidade e segurança para os moradores mais idosos, que não precisam ficar apreensivos em esquecer de desligar algum eletrodoméstico. É possível até mesmo programar que a casa envie mensagens aos familiares por meio de um comando de voz em caso de alguma situação de emergência de saúde”, explica o incorporador  Anderson Henrique Accioli Martins Soares, da Yutá Incorporadora.

Será o primeiro apartamento com tecnologia smart entregue como item de série em todas as unidades, em Goiânia. Para a realização dessas atividades,  as incorporadoras  entregarão os ambientes com quadro lógico smart integrado,  interruptores de luz touch com wi-fi,  fechadura digital com acesso por biometria ou wi-fi, cabos de rede instalados  em todos os quartos e sala, preparação para receber sistema de som e de câmeras. E assim, bastará que o morador agregue ao sistema os eletrodomésticos inteligentes, com conexão wi-fi, para ter uma casa cada vez mais automatizada e inteligente.

Praça suspensa

Dentro do prédio, uma outra inovação que também traz comodidade para a turma da melhor idade: a implantação de uma praça suspensa, há 70 metros quadrados do chão . Localizada no 22ª andar do empreendimento, ela ocupa um pavimento inteiro do prédio, com 590,33 metros quadrados no total e servirá como uma opção de lazer.

O ambiente disponibilizará um amplo espaço de conveniência, cercado de vista privilegiada ao pôr-do-sol, com espelho d’água,  pista para caminhada, brinquedoteca, um espaço para estar com os netos ou os pets sem se preocupar em sair de casa.

No térreo, estão disponibilizados serviços para facilitar o dia a dia dos moradores. “Para o público da terceira idade, certamente o mercadinho autônomo será de grande valia porque atende às necessidades e urgências do dia a dia”, diz  Anderson Henrique Accioly.   Coworking, sala de reuniões, bike station e pitstop, locais disponíveis para consertos de bicicletas e veículos e a lavanderia compartilhada.

No  último andar estará ainda um rooftop de lazer,  com piscina adulto e sauna, academia, snooker bar, salão de festas e lounge com churrasqueira. Uma pool house funcionará como uma extensão de casa: será um espaço privativo dentro do rooftop com piscina, churrasqueira, cozinha gourmet e lounge com TV para pequenas recepções.