Na manhã deste sábado (19/08), uma nuvem de poeira tomou conta de diversas cidades do Estado de Goiás. Leitor do Portal Mais Interior enviou um vídeo na zona rural de Aragoiânia, região metropolitana de Goiânia, onde mostra a nuvem de poeira.
Ao ser procurado pelo Mais Interior, o Gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo), André Amorim, afirma, “Estamos há mais de 65 dias sem chuvas na parte Centro-Sul e Centro-Norte do estado, na parte de centro-norte temos municípios com mais de 100 dias sem chuva. Com isso, a terra começa a desagregar, de modo a deixar partículas soltas a superfície. Diante da ventania trazida pelo avanço de uma frente fria, esse pó é elevado em direção à atmosfera, provocando essa nuvem de poeira, areia e vários componentes.”
Ainda segundo André Amorim, “a expectativa é que essa frente continue avançando e ela possa sim trazer algumas pancadas de chuvas isoladas, lembrando que não são todos locais que vão cair essa chuva, especialmente na parte centro-sul mais outras vão ficar somente com a tempestade de poeira”, disse.