Assim como os humanos, pets também sofrem com ansiedade

De acordo com o último grande mapeamento global de transtornos mentais, realizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil possui a população com a maior prevalência de transtornos de ansiedade do mundo. Para se ter uma ideia, aproximadamente 9,3% dos brasileiros sofrem de ansiedade patológica, segundo o levantamento. E o problema, que parece ser só dos humanos, atinge sim os pets, já que a tranquilidade dos animais de estimação está diretamente ligada ao comportamento de seus tutores mais próximos.

 

A fim de dar um alívio mental e emocional também para os pets, o Shopping Estação Goiânia, no Setor Central, promove neste sábado, a partir das 15h, o seu “Pet Day”, um evento que promete trazer dicas preciosas de cuidados e atividades que podem aliviar o estresse dos animais domésticos e consequentemente melhorar sua saúde.

 

A pet sitter e dog walker Anastacia Kaziuk, uma das palestrantes e organizadora do evento, explica que a diminuição de atividades ao ar livre, especialmente entre os pets que vivem em apartamentos, junto com a exposição a ruídos como buzinas e alarmes e temperatura inadequada, geram nos animais essa sensação de isolamento e ansiedade. “Ao contrário do que muitos pensam, o animal não brinca sozinho, ele precisa de estímulo. E é aí que entra o enriquecimento ambiental que, como o próprio nome já diz, significa preencher o espaço que o pet vive, interage, com brinquedos que estimulem os instintos de caça e farejo”, esclarece.

 

Anastacia informa que o Pet Day no Shopping Estação Goiânia promoverá vários momentos de integração entre pets e seus tutores com bate-papo com especialistas sobre saúde e comportamento animal, degustação para os pets, troca de experiências entre os tutores e distribuição de brindes. “Será um momento de muito aprendizado e diversão para todos”, ressalta.