Engajada em construir um ambiente plural na companhia, a Brasif Máquinas, uma das maiores distribuidoras de máquinas para construção, mineração, indústria, levantamento e movimentação de materiais, peças de reposição e assistência técnica do Brasil, possui uma aluna entre os jovens selecionados para a primeira turma do Centro de Treinamento Técnico (CTT), em Goiânia. Ela será a terceira mulher a se formar no programa, já que Jundiaí (SP) e Belo Horizonte (MG) também conseguiram atrair o olhar do público feminino para a capacitação.

 

Integrante da primeira turma do CTT da Brasif na capital goiana, Ana Júlia Barros da Costa, 17 anos, tem interesse por grandes máquinas há alguns anos, e já trabalhou na área de gestão de frota. “Os primeiros dias foram de muita ansiedade, quando falamos de ser uma área exclusivamente masculina senti dificuldade, mas me adaptei muito bem pois todos me tratam com bastante respeito. É uma gratificação estar desfrutando desta oportunidade sendo mulher”, relata a jovem que foi selecionada para estar entre os 15 dos 91 inscritos no processo seletivo.

 

O programa profissionalizante da Brasif Máquinas oferece, durante três meses, aulas teóricas, como geometria, matemática, mecânica, hidráulica e informática, palestras sobre cidadania e tarefas práticas nas oficinas da empresa. Além de aprenderem uma nova profissão, os jovens de 18 a 20 anos são contratados no primeiro dia e beneficiados com assistência médica e odontológica, seguro de vida, entre outros.

 

Incentivando a diversidade

 

Desde 2022, a Brasif Máquinas tem capacitado profissionalmente mulheres em diferentes cidades brasileiras, que possuem CTT, para adentrar em um ramo de trabalho ainda majoritariamente masculino. As turmas Belo Horizonte (MG) e Jundiaí (SP) tiveram uma mulher formada em cada um dos CTT’s. Atualmente, duas mulheres estão participando do programa profissionalizante, em São Paulo e Goiás.

 

“Para a Brasif Máquinas é extremamente gratificante promover e fomentar a representatividade das mulheres na área da mecânica, acreditamos que a diversidade eleva o capital humano da organização, disponibilizando uma série de pontos de vista diferentes para construir soluções inovadoras. O programa existe desde 1993, mas desde 2022 passamos a receber inscrições de mulheres interessadas em se formar como técnica de mecânica – o que nos mostra um potencial enorme de força de trabalho qualificada para termos ao nosso lado. Nossa expectativa é aumentar cada vez mais o número de mulheres nos processos seletivos e também entre os formandos”, diz PORTA VOZ DA BRASIF MÁQUINAS.

 

Sobre Brasif Máquinas
No mercado desde 1970, a Brasif Máquinas é uma das maiores distribuidoras de máquinas para construção, mineração, indústria, levantamento e movimentação de materiais, peças de reposição e assistência técnica do Brasil. Distribuidora das marcas: Case Construction, uma das principais fabricantes de equipamentos de construção do mundo; Hyster-Yale, líder mundial de equipamentos para movimentação de materiais; e FPT Industrial, atuando como distribuidora master para a linha de motores para vans, caminhões e ônibus, máquinas de construção e agrícolas, mercado marítimo e de geração de energia do Brasil, a companhia possui ainda um robusto negócio de Rental, especializado em soluções para movimentação de materiais, com presença nos mercados de Construção, Mineração, Usinas, Energia, Petróleo & Gás, Movimentação de Materiais, entre outros.

 

Com 10 filiais estrategicamente posicionadas por todo o Brasil, atuando em São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Tocantins, Distrito Federal e Paraná (apenas locação), seu objetivo é manter a maior disponibilidade operacional e contribuir para que nossos clientes tenham uma produtividade progressiva e sustentável.