Em parceria com o Seconci-GO, construtora treina funcionários no combate à dengue

Toctao realiza palestra e treinamento prático com agentes de endemias, com objetivo de orientar funcionários e evitar focos do Aedes aegypti

Goiânia é a capital brasileira com o maior número de casos de dengue no país, conforme boletim divulgado pelo Ministério da Saúde. Só no primeiro trimestre deste ano, foram quase 20 mil casos da doença confirmados na cidade. Um aumento de 81% se comparado com todo o ano de 2021, quando houve cerca de 11 mil registros, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

 

A proliferação do mosquito é preocupante, à medida que o número de casos não para de aumentar, bem como o número de óbitos: 9 confirmados até agora, com outros 25 sob investigação, de acordo com a prefeitura.

 

Na intenção de contribuir com o combate do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti, o Grupo Toctao promove uma palestra para os funcionários da empresa em parceria com o Serviço Social da Construção no Estado de Goiás (Seconci-GO), que tem a colaboração da Prefeitura de Goiânia.  

 

“Cuidar do ambiente de obra, visando o combate ao mosquito da dengue, é mais que uma ação para promover a saúde dos colaboradores, é um ato de cidadania e respeito com a vizinhança e sociedade”, afirma a gestora ambiental e coordenadora do sistema de gestão integrado da Toctao, Cinthia Martins. A palestra está prevista para a próxima terça-feira, dia 3 de maio, às 8 horas, na sede administrativa da empresa.

 

A palestrante Joicy Lopes, assistente social do Seconci-GO, afirma que, além das informações teóricas, serão feitos treinamentos práticos com os trabalhadores. “Após a palestra, que funciona como se fosse um treinamento teórico, os agentes de endemias fazem uma rota no local, como se fosse um treinamento prático, com uma orientação específica sobre focos e criadouros do vetor, in loco”, diz ela. Além de Joicy, o gerente de Controle de Vetores da Diretoria de Vigilância em Zoonoses de Goiânia, Izaias de Araújo Ferreira, também deve fazer uma exposição sobre a dengue para os funcionários da Toctao.

 

Joicy reforça, ainda, que “com o aumento do número de infectados essa iniciativa é de suma importância principalmente nos canteiros de obras, onde tem grande incidência de criadouros e focos, devido a atividade de construção. A capacitação dos trabalhadores dessa categoria (nos canteiros de obras e sedes administrativas) com treinamento teórico e prático, tem como finalidade que estes atuem na erradicação do mosquito e se tornem multiplicadores”.

 

Ações diárias

 

Ainda de acordo com Cinthia Martins, a ação será realizada na sede administrativa, em razão da quantidade de funcionários e dos cuidados já realizados diariamente no canteiro de obras. Segundo ela, o número de casos de dengue, tanto na sede, quanto nas obras é pequeno.

 

“Nos canteiros, a Toctao realiza várias ações, são procedimentos diários, como procedimento de controle sanitário com ações de combate a dengue. Essa palestra será voltada para os trabalhadores administrativos, para que haja uma conscientização diferente, para que eles possam levar esses ensinamentos para além do espaço de trabalho. De qualquer forma, o número de casos de dengue nas obras e na sede é bem pequeno”, afirma ela. Segundo a gestora, cerca de 50 trabalhadores devem participar do momento de orientação.