As principais pautas de planejamento urbano da Região Metropolitana de Goiânia, incluindo a construção de um anel viário, foram debatidas em uma reunião feita no Sindicato dos Condomínios e Imobiliárias de Goiás (SecoviGoiás) nesta quinta-feira (5). Para o Fórum Goiano de Habitação (FGH), a região precisa ser discutida de forma coletiva para impulsionar os municípios.

Para o futuro presidente da Associação Goiana dos Municípios (AGM), o prefeito de Hidrolândia, Zé Délio Jr. (União Brasil), “Goiânia precisa muito de cada um dos nossos municípios da Região Metropolitana para crescer de maneira saudável e sustentável. As cidades já vivem uma integração natural de diferentes formas. Cabe a nós planejarmos juntos o desenvolvimento conjunto”, avaliou Zé Délio.

Já Antônio Carlos da Costa, presidente do Secovi Goiás, que integra o FGH, relata que
não é possível pensar cada cidade individualmente. “Temos que pensar a Região Metropolitana de Goiânia em conjunto, somando esforços, trazendo para a mesa as melhores referências para desenvolver todas as cidades, mantendo a autonomia de cada município”.

João Victor Araújo, presidente da Associação dos Desenvolvedores Urbanos de Goiás, ressaltou que os municípios podem contar com o apoio da associação. “Nós, desenvolvedores urbanos, estamos pensando diariamente em cada município de vocês. Contem com nossa parceria para promover iniciativas que permitirão o desenvolvimento de cada cidade”, afirmou.

Integração

Os assuntos discutidos na reunião buscam, além de promover o crescimento equilibrado na Região Metropolitana, solucionar problemas regionais. Também foram abordadas ações do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano de Goiânia (Codemetro) e a criação de um grupo dentro da AGM para discutir os macrotemas da região.

“Temos que unir esforços para ampliar a integração da Região Metropolitana de Goiânia de maneira que todas as cidades saiam ganhando, sempre em benefício do cidadão”, afirmou Carlos Alberto Andrade, prefeito de Goianira e atual presidente da AGM.

Cláudia Lira, vice-prefeita eleita em Goiânia, destacou outro ponto importante: as cidades da Região Metropolitana já são integradas, mas é necessário que essa evolução aconteça de forma planejada e conjunta.

“A verdade é que os municípios já são integrados. As pessoas estão em permanente interação. Cabe a nós evoluir na gestão conjunta dos nossos municípios”, completou Cláudia Lira.

Confira abaixo quem estava presente na reunião:

Zé Délio – Prefeito de Hidrolândia
Carlos Alberto Andrade – Prefeito de Goianira, presidente da AGM
Fernando Pellozo – Prefeito de Senador Canedo
Mardem Júnior – Prefeito de Trindade
Wander Saraiva – Prefeito eleito de Abadia de Goiás
Eurípedes do Carmo – Prefeito eleito de Bela Vista
Cláudia Lira – Vice-prefeita eleita em Goiânia
João Campos – Vice-prefeito eleito em Aparecida de Goiânia
Salma Bahia – Vice-prefeita de Senador Canedo
Virmondes Cruvinel – Deputado estadual
Antônio Carlos da Costa – Presidente do SecoviGoiás
Hidebrair de Freitas – Presidente Sinduscon-GO
João Victor Araújo – Presidente Adugo

O que é o FGH?
O Fórum Goiano da Habitação (FGH) é uma organização que reúne entidades do setor imobiliário do estado de Goiás, como o Sindicato dos Condomínios e Imobiliárias (Secovi-Goiás), a Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Goiás (Ademi-GO), o Sindicato da Indústria da Construção no Estado de Goiás (Sinduscon-GO) e a Associação dos Desenvolvedores Urbanos do Estado de Goiás (Adu-GO).