Goiânia e Aparecida de Goiânia são destaques na hora de investir no setor imobiliário, aponta levantamento

Goiânia e Aparecida de Goiânia, as duas maiores cidades goianas, são destaques no ranking Melhores Cidades para fazer Negócios, que mostra as 100 melhores cidades para se aplicar em imóveis. Na lista, elaborada pela consultoria Urban Systems e publicada pela revista Exame, a capital está em 6º lugar e Aparecida aparece na 20ª posição, quando se trata de investimentos do setor imobiliário.

O levantamento mostra que Goiânia manteve sua colocação e o município de Aparecida, na região metropolitana da capital, saiu da 79ª posição do mesmo ranking em 2021, para a 20ª em 2022, um crescimento de 59 posições.

Especialista no mercado imobiliário, Ricardo Teixeira, sócio diretor da URBS Imobiliária, explica que a manutenção do posicionamento de Goiânia, o que demonstra sua contínua valorização, se deu pela capital ser uma cidade jovem e muito bem posicionada no agronegócio, educação e medicina, que, de certa forma, atrai bastante investidores.

“Goiânia tem todas as premissas de crescimento econômico e populacional de uma cidade que cresce acima da média nacional. Acredito que isso é só o começo, porque a gente ainda não entrou forte na área de logística. Quando entrarmos, teremos ainda mais destaque e investimentos”, comenta Teixeira.

O especialista Maurício D’Angelo, que atua como gerente comercial da Consciente Construtora & Incorporadora, acredita que além do bom posicionamento da capital em vários setores, como o agronegócio e logística, há outros fatores que ajudam a capital. “Vejo que a tributação do governo e da prefeitura também atrai muitos investidores para a cidade. Outro ponto é a logística, Goiânia estando no coração do Brasil, facilita muito”.

Morando há 12 anos na capital, Maurício viu de perto a progressão que fez a cidade chegar na posição que está hoje. “O investimento feito pelo município em áreas verdes trouxe qualidade de vida e um bom microclima para os moradores que, de certa forma, atraiu investimentos. Outro ponto interessante, que torna a cidade diferente das demais, é o valor do metro quadrado. É um dos menores do País”., relata o profissional que faz parte da Consciente, criada em 1982 e conta com mais de 20 empreendimentos entregues em Goiânia em seu portfólio.

Aparecida de Goiânia

Sobre a evolução de Aparecida de Goiânia no ranking da Urban System, o sócio da Cinq Desenvolvimento Imobiliário, Eduardo Oliveira, empresa que tem diversos investimentos na cidade, afirma que esse crescimento é fruto do trabalho do poder público com o poder privado, feito ao longo dos anos. “Aparecida deixou de ser uma cidade dormitório para ser uma cidade de migração positiva. Muitas pessoas do Brasil estão vindo para o município atrás de grandes oportunidades”, explica o profissional e um dos responsáveis pela empresa que atua desde 2016 e já desenvolveu três condomínios horizontais em Aparecida de Goiânia, ofertando um total de 1.100 unidades.

Eduardo Oliveira diz, ainda, que um dos motivos dessa alta procura pode ser creditado ao Plano Diretor atualizado, que definiu bem a ocupação do solo urbano. “A mudança na legislação deu essa segurança para os investimentos na área. Aí, juntamos com o crescimento populacional, a renda que aumenta, a geração de empregos, as universidades existentes e um novo Campus da Universidade Federal de Goiás (UFG) e um novo aeroporto, que está em construção no município, para chegar aos bons números”.

Com lançamentos em Aparecida de Goiânia, a Cinq desenvolve uma linha de condomínios horizontais Parqville, com o propósito de resgatar os valores simples, mas tão essenciais, para as pessoas. Dos três condomínios desenvolvidos, dois já foram entregues e um está em fase de lançamento. O último lançamento na cidade é o Parqville Figueira, na Avenida São Paulo. Será o primeiro a contar com uma agrofloresta e uma fazenda urbana exclusiva para os moradores com plantio de orgânicos. E para 2023 a CINQ vem com mais duas comunidades planejadas para trazer moradia, lazer e vida em comunidade de qualidade.

Além de Goiânia e Aparecida, Anápolis (59º), Catalão (72º) e Rio Verde (79º) também estão na lista das 100 melhores cidades para se investir em imóveis.