Golpistas tentam usar perfil fake da Opus Incorporadora para aplicar golpes

Os golpes através da internet estão cada vez mais frequentes e ninguém está imune a eles. Há cerca de duas semanas, golpistas usaram um perfil falso com o nome da Opus Incorporadora no Instagram para tentar vender criptomoedas. A pessoa suspeita de cometer o crime utilizou de todas fontes e artes necessárias para se passar pela empresa e usar da credibilidade que ela tem no mercado para enganar o público. A empresa entrou com pedido junto ao Facebook no Brasil e com uma ação da Justiça de São Paulo para a retirada da página falsa da internet, além de criminalizar o responsável pela fraude.

A juíza da 32ª Vara Cível de São Paulo, Gabriela Fragoso Calasso Costa, concedeu uma liminar em favor da Opus Incorporadora, determinando o prazo máximo de 24 horas para que o Facebook retirasse a página falsa da internet, sob pena de multa diária de R$ 500 até o limite de R$ 20 mil. A decisão foi proferida no dia 09 de março e a página falsa não está mais na internet, assim como recomendado pela juíza. Segundo o texto da decisão, o quanto antes a página fosse retirada do ar, reduziria os possíveis prejuízos relacionados à Opus Incorporadora e a terceiros que poderiam ser vítimas de golpes.

A decisão judicial também determinou ao Facebook que forneça os dados de acesso ao referido perfil suspeito, incluído o endereço IP, com data e hora de acesso referente ao período legal dos últimos 6 meses. Quando utilizado o IPv4, se aplicável, deverá fornecer também a porta lógica de origem, que é responsabilidade do provedor de aplicações. Assim como  identificadores de dispositivo, como o ID de dispositivo (IMEI ou MAC Adress); localização geográfica; torres de celular; pontos de acesso; dados sobre a rede móvel, incluindo o número do telefone; e todos demais dados que acompanhem o log ou utilizados no cadastro, inclusive dados pessoais.

A Opus Incorporadora faz o alerta para que as pessoas fiquem atentas às abordagens com promessas fáceis. Apesar de serem muito parecidos com os originais e autênticos, os perfis e sites falsos dão indicações de que não são os verdadeiros. Por exemplo, as logomarcas tem falhas ou são diferentes, no site não têm o cadeado de segurança, as informações são truncadas ou desconexas, em alguns casos não há informação alguma. No caso de perfil de rede social, normalmente não são verificados, têm grafia errada e diferente do original, tem poucos seguidores, imagens falsas, não há respostas de clientes. Outro detalhe importante: desconfie de promessas fáceis, ganhos rápidos e de que não sejam de empresas conhecidas e confiáveis. Em caso de dúvida, não compre, não venda, procure um órgão de defesa do consumidor ou um advogado que possa te indicar como proceder.