Herso é 1º lugar em transparência entre hospitais estaduais

Gerida pelo Instituto de Planejamento e Gestão de Serviços Especializados (IPGSudeste), unidade está no top 3 do ranking elaborado pelo TCE e pela CGE

O Hospital Estadual de Santa Helena de Goiás Dr. Albanir Faleiros Machado (Herso) conquistou, por meio do site do Instituto de Planejamento e Gestão de Serviços Especializados (IPGSudeste), a melhor posição entre os hospitais estaduais no Ranking de Transparência dos Contratos de Gestão do Estado, elaborado pela Controladoria Geral do Estado e pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Essa foi a primeira avaliação do ano de 2022. Nela, o Herso, unidade do Governo de Goiás, registrou 79,5% da média de conformidade e transparência alcançadas na análise da página de acesso à informação da organização social. No ranking geral das instituições contratadas pela Secretaria de Estado da Saúde (SudesteS), o Herso aparece ao lado da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e do Centro Estadual de Referência e Excelência em Dependência Química (Credeq).

Para alcançar esse resultado, o diretor-presidente do IPGSudeste, Eduardo Ribeiro, explica que a divulgação constante de dados e documentos relacionados à gestão do hospital é prioridade. “Publicamos os relatórios mensais elaborados em conformidade com a lei. Tudo para atender à publicidade, princípio constitucional que rege os contratos do Poder Público”, afirmou.

A avaliação feita pelo TCE e pela CGE leva em consideração as páginas de acesso à informação do órgão supervisor (contratante) e da organização social. Considerando a pontuação obtida pela Secretaria, que foi de 65,22 pontos, e a obtida pelo IPGSudeste, com 88,5 pontos, a média final ficou em 79,5 pontos.

“A gestão de uma unidade de saúde vai além dos atendimentos prestados. É preciso otimizar os recursos e apresentar de forma transparente como foram usados. Tudo isso reflete na assistência. E o cidadão tem o direito de acompanhar aquilo que está sendo feito na rede pública. Nossa missão é fazer com que atendimentos e informações sejam entregues da melhor forma possível à sociedade. Vamos continuar trabalhando com muito empenho”, concluiu.