Prêmio Habitability homenageará pessoas que impactam o futuro do habitar

Os lugares onde habitamos são elementos fundamentais da nossa existência. Além disso, o espaço onde vivemos reflete possibilidades, escolhas, prioridades, valores e visões de mundo e por isso precisa ser permanentemente repensado à luz de todos os desafios globais que se colocam diante da sociedade contemporânea. E é fundamental que possamos criar um palco para que diversas vozes construam juntas o amanhã.

Assim nasceu o Habitability, uma plataforma de conteúdo recorrente que discute o futuro do habitar através de exemplos e insights, porque acreditamos que é preciso repensar, por exemplo, o impacto da atividade humana sobre o ambiente e as bases do modelo atual de desenvolvimento urbano e abraçar com senso de emergência as tecnologias capazes de trazer novas respostas para antigos problemas.

Como uma extensão natural do projeto e com perfil inovador bastante distinto das usuais premiações, nasceu o Prêmio Habitability, concebido para homenagear indivíduos que pensam e projetam um futuro inteligente do habitar, tendo ao seu alcance, entre outras ferramentas, a capacidade de criar soluções para as cidades e o coletivo.

A primeira edição do Prêmio Habitability é uma parceria entre MRV&CO, plataforma habitacional responsável pelo portal Habitability, e a Trip – criadora do respeitado e tradicional prêmio Trip Transformadores.

Ao todo serão cinco categorias contempladas: Convivência, iniciativas que beneficiam maior conexão e  melhor convívio entre as pessoas em ambientes coletivos; Transformação, projetos urbanos criativos e eficazes que democratizam o acesso a meios que tenham impacto na saúde, economia, educação e bem-estar geral de comunidades; Consciência, iniciativas que promovem a integração com o meio ambiente e a utilização consciente dos recursos naturais; Sentidos, projetos que descubram novas formas de construir o habitar, visando a qualidade de vida e bem-estar; Caminhos, soluções inteligentes nos campos de mobilidade e acessibilidade.

Os homenageados do Prêmio Habitability serão indicados por um conselho formado por profissionais com conhecimento e experiência singulares. Uma seleção de pessoas notáveis que investem sua energia criativa e capacidade transformadora para criar soluções para as nossas cidades e para a nossa gente. Como o arquiteto e fundador da Escola da Cidade Ciro Pirondi, a arquiteta e urbanista brasileira Raquel Rolnik, o ambientalista João Capobianco, a arquiteta, designer e pesquisadora brasileira Rita Wu, a física Sonia Guimarães, a arquiteta Gabriela de Matos, a artista e acadêmica Giselle Beiguelman, o cientista Silvio Meira, o biólogo e administrador Roberto Waack , a engenheira e cientista de dados Haydée Svab, o co-fundador e COO da Gerando Falcões Lemaestro e o botânico e paisagista Ricardo Cardim.

“Difícil pensar em algo mais importante nesse momento de tantas dúvidas, do que a forma como ocupamos e compartilhamos os territórios, as cidades, os espaços coletivos e as nossas próprias casas. A ideia estrutural do Prêmio Habitability parte de um olhar para o coletivo. Numa época em que a chamada sociedade do espetáculo cada vez mais prioriza o individual, o exclusivo, preferimos olhar para o inclusivo. O prêmio propõe uma curadoria bastante aguçada para homenagear quem trabalha pelo todo, quem enxerga o outro, e, parafraseando a frase símbolo do prêmio Trip transformadores, as pessoas ligadas ao urbanismo, à arquitetura, ao ambiente, à arte e ao empreendorismo social voltado às questões da ocupação territorial e da moradia, que entenderam que só vai ficar bom de verdade quando estiver bom para todo mundo”, aponta o fundador da Trip e criador do Prêmio Trip Transformadores, Paulo Lima.

Já Eduardo Fischer, CEO de MRV&CO, conta como o Prêmio Habitability dá visibilidade às grandes ações na sociedade no que diz respeito à qualidade de vida e ao bem-estar. “Temos um objetivo, enquanto empresa, que é o de criar um futuro melhor para nossos Clientes, Colaboradores e para o planeta. Eu, particularmente, acredito que por meio deste Prêmio podemos promover visibilidade às ações tão importantes para a sociedade, buscando maiores níveis de bem-estar e qualidade de vida para todos e ao mesmo tempo identificando melhorias para o cotidiano. Quando trazemos esses pilares para serem discutidos sem o aporte de uma marca podemos explorar outras frentes, que cercam o contexto da moradia física como comportamento, tecnologia, saúde, sustentabilidade e mobilidade, por exemplo”, explica.

A cerimônia de premiação dos homenageados da primeira edição do Prêmio Habitability acontecerá no dia 03 de novembro, no Teatro FAAP, no bairro de Higienópolis, em São Paulo.

Conheça mais sobre o Prêmio e o portal Habitability pelo endereço: https://habitability.com.br/premio