No último domingo (12), aconteceu em Aragoiânia a tradicional Reza do Galho, conhecida popularmente como Festa do Doce. O evento que reúne dezenas de pessoas, começou em 1952 após uma seca que atingiu a região. No início era realizado um terço de 8 em 8 dias, depois de mês em mês e atualmente ocorre no segundo domingo de março de todo ano.
O objetivo inicial da festa era agradecer a volta da água. Isso porque antigamente nos períodos de seca as mulheres e crianças iam para o pé da cruz levando flor e água. Lá elas colocavam as flores e rezavam o terço para São Sebastião que é o padroeiro da peste, fome e da seca e jogavam a água nas flores, enquanto os maridos estavam no plantio. Assim, as pessoas passaram a entregar uma flor amarela para a mulher e uma azul para o homem, casal que seria responsável por realizar a próxima reza. Uma tradição que até hoje enche de orgulho quem organiza.
Mas além da felicidade, a festa também gera grande despesa para quem a organiza. Por isso, a população pede ajuda para torná-la Patrimônio Cultural da cidade. Confira a matéria completa no vídeo abaixo: