Saiba como se preparar para a volta às aulas; veja dicas de especialista

Entenda como se organizar para que seu filho tenha uma adaptação mais fácil no retorno à escola após as férias

Com o final do período de férias, a ansiedade para o retorno às aulas aumenta. O momento de reencontro, de rever os colegas da escola, de fazer novos amigos e de viver novas experiências, gera uma expectativa muito positiva não só entre os alunos, mas familiares e toda a comunidade escolar aguardam ansiosos por esse momento. A observação é da coordenadora de operações da Escola Canadense Maple Bear Goiânia, Mariana Siqueira.

 

Em sua experiência profissional, ela percebe o desejo de várias crianças voltarem, até antes do prazo, para o ambiente escolar. Mariana Siqueira destaca também que a equipe escolar se organiza para o retorno e prepara todo o ambiente, com muito amor, zelo e alegria.

 

Contudo, para que a alegria do retorno ao ambiente escolar seja aproveitada por completo, também é preciso que a família se organize com antecedência e busque proporcionar condições que possam facilitar a readaptação à rotina de sono, alimentação e, claro, à escola.

 

Confira as dicas selecionadas por Mariana Siqueira: 

 

  • É importante que os pais transmitam segurança aos filhos sobre a escola, principalmente se for seu primeiro ano letivo, em que tudo será completamente novo. Assim, eles estarão mais seguros para os seus primeiros dias de aula.

 

  • Não deixe para a última hora e compre o material escolar com antecedência. Torne a criança participante do processo e não apenas observadora. Inclua o estudante no processo de preparação do material escolar: separação dos itens, organização na mochila, preparação das etiquetas e no momento de encapar os livros, caso as famílias optem;

 

  • Prepare os uniformes com antecedência, experimente e deixe separado no guarda-roupa. Em relação às quantidades, é recomendável ter um uniforme para cada dia. Porém, não é uma regra, pois cada família tem a sua própria dinâmica;

 

  • Coloque vídeos da escola para seu filho ir se familiarizando com os ambientes e com a dinâmica escolar;

 

  • Passe em frente à escola com seu filho. Independente de ser novato ou veterano na instituição, essa é uma forma de fortalecer o vínculo com a escola e o senso de pertencimento. Ele ficará ainda mais motivado por poder estudar no local e ter a possibilidade de se divertir naquele espaço diariamente;

 

  • Restabeleça a rotina e sono das crianças e adolescentes. No período de férias, é um momento em que ficam mais tranquilos, com o costume de dormir e acordar mais tarde, por exemplo. Essa readaptação do relógio biológico pode durar até três semanas, então é importante iniciar esse processo alguns dias antes, para que o estudante, matriculado no turno matutino, por exemplo, não sinta tanta dificuldade para acordar mais cedo e vivenciar o seu retorno à escola.