Evento reúne artigos de pequenos empreendedores digitais goianos em um só lugar, nesta quinta e sexta

O volume de compras registradas no e-commerce brasileiro aumentou em 72% a partir de 2020, sendo que no ano da pandemia, houve um salto de 40% em relação a 2019. Os dados são da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) e apontam para a consolidação do comércio on-line, que passou a ser explorado tanto pelos grandes quanto pelos pequenos empreendedores. A previsão da  ABComm é que o número de pedidos pela grande rede alcance quase 500 milhões até 2027.

Apesar da força da internet, o contato presencial continua sendo importante para os empreendedores digitais. Um levantamento inédito sobre como  a experiência do cliente mudou nos tempos de Covid, produzido pela Bare Internacional, detectou que a importância do contato direto na hora da compra cresceu após a pandemia. Na média, na escala de 0 a 10, os entrevistados deram 5,93 de nota para o contato direto em 2020 e de 6,07 em 2021.  O estudo ouviu 2.370 pessoas em todos os continentes em 2021 e 1.333 em 2020.

Foi o que percebeu a empresária Nara Velasco, dona de duas grifes de roupas, uma infantil e outra adulta, comercializadas somente pelos canais on-lines. “As pessoas sentem falta do toque no produto, de conhecer quem está por trás do negócio. Em resumo, da humanização”, avalia.

Foi por isso que ela criou o Coletivo+, um evento voltado apenas para a exposição de  produtos de pequenos empreendedores digitais em Goiânia, designers de moda e artesãos que só comercializam seus produtos por canais digitais. “Quem começou seu negócio  durante a pandemia precisava de apoio, de uma oportunidade de conexão presencial com o público. Então criamos o evento para formar uma rede de apoio que os incluísse também”, conta. “O Coletivo+ é um movimento que engrandece e fortalece o empreendedorismo local”, complementa.

Lançado em 2021, o evento já chega a sua sétima edição nesta quinta e sexta-feira, 9 e 10 de fevereiro, no Showroom da Palme Incorporadora. Nesta edição, será o Coletivo+ Carnaval, em que os empreendedores irão levar também artigos para a folia. Serão doze empreendedores que apresentarão produtos como adornos de cabelo para o carnaval, artesanato, roupas, bijoux e calçados.

A empreendedora digital Gabriela Scelzi produz moda feminina, já participou por outras edições do Coletivo+ e não abriu mão de estar presente nesta edição. “Por mais que os números de venda on-line estejam crescendo, os encontros presenciais são bem-vindos. Alguns consumidores ainda sentem desconfiança quanto à qualidade do produto que só vê nas telas, é aquele famoso ‘quero ver com as mãos’. É também um momento de fazer network, estabelecer parcerias e crescer juntos”, diz.

Nara Velasco lembra que a abertura de grandes empresas, como a Palme Incorporadora, que cedeu espaço para a realização do evento, é uma contribuição relevante para o desenvolvimento de todo o ecossistema dos pequenos empreendedores, que normalmente não dispõem de receita para investir na estruturação de grandes eventos.

Serviço: 

O que? 7º Coletivo+  – Feira de moda e artesanato produzido por pequenos empreendedores digitais em Goiânia

Quando ? – Quinta e sexta-feiras, 9 e 10 de fevereiro
Onde? – Showroom da Palme Incorporadora – Alameda Ricardo Paranhos, Nº 45, quadra 231, lote 16, Setor Marista. Link da localização:  https://goo.gl/maps/TdN7vKrK7pUMaESH9

Que horas? Das 12h às 20 horas