Exame para pulmões poderá ser feito de forma gratuita nesta quarta-feira, 16 de novembro

O Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é comemorado sempre na terceira quarta-feira de novembro. Essa enfermidade obstrui as vias aéreas, tornando a respiração difícil e o objetivo do dia é aumentar a conscientização e compartilhar conhecimento. O tema deste ano para a data é “Seus Pulmões para a Vida”. De acordo com a pneumologista Fernanda Miranda, o principal fator de risco para a pessoa contrair a DPOC é o tabagismo.

Para alertar a população, quem passar pelo pelo hall das recepções do centro clínico do Órion Complex nesta quarta-feira (16/11), das 8h às 12h, poderá fazer gratuitamente o exame de espirometria, que é o principal para diagnosticar e monitorar a evolução da doença. Pode fazer o exame qualquer pessoa, principalmente maiores de 40 anos e com histórico de tabagismo. Folders com dicas para a saúde pulmonar também serão distribuídos para aqueles que passarem pelo local. A ação é uma realização da Sociedade Goiana de Pneumologia e Tisiologia (SGPT), em parceria com a Boehringer Ingelheim.

A data também coincide com  o Dia do Não Fumar, também nesta quarta-feira (16/11), o que reforça ainda mais a relevância da ação. Além disso, o mês de novembro destaca outras datas ligadas à saúde pulmonar como o Dia Nacional de Combate à Tuberculose, celebrado nesta quinta (17/11).

Pesquisa realizada pela biofarmacêutica AstraZeneca revelou que 39% dos brasileiros fumam 11 ou mais cigarros por dia (acima da média de 27% da América Latina), sendo 17% fumam todos os dias e  25% fumam ao menos três vezes por semana. O tabagismo (ativo ou passivo) está ligado a 80% dos casos de câncer de pulmão. O câncer de pulmão é o mais fatal do Brasil, com quase 12 mortes por 100 mil habitantes, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Já a tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch. A doença afeta principalmente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), todos os dias, mais de 4.100 pessoas perdem a vida devido à tuberculose e cerca de 30 mil adoecem no mundo. Em 2021, o Ministério da Saúde informou que foram registrados 68.271 casos novos de tuberculose no Brasil.