Mulheres experimentam a prática de golfe, em Goiânia

O golfe é, ainda, um esporte com maior predominância masculina, mas as mulheres vêm ocupando mais espaço nesta modalidade esportiva. Para incentivar a participação feminina no esporte em Goiânia, o Portal do Sol Urbanismo promoveu a Clínica de Golfe para Elas, um evento especial para apresentar a modalidade a convidadas.

A clínica foi ministrada pelo professor de golfe e head pro do Goiânia Golfe Clube, José Marcos Nascimento. “Precisamos desmistificar este esporte como algo restrito a poucos. Nossa capital possui um campo de golfe de padrão internacional aberto para todos que desejam praticar este esporte que traz muitos benefícios”,  disse.

“Sempre tive curiosidade por este esporte e estou encantada com a experiência”, disse a influenciadora Tábita Gonçalves, presente no evento.

Projetado pelo arquiteto americano Dan Blankenship, o campo de golfe possui 18 buracos e conta com 748 mil metros quadrados de área verde. Ele faz parte do Portal do Sol Golfe, complexo de condomínios horizontais na GO 020, mas é uma estrutura independente e aberta ao público.

Durante o evento, os convidados também conheceram o lançamento da etapa Reserva dos Lagos, com lotes dentro do Portal Green, um dos condomínios horizontais do complexo que já tem mais de 400 famílias vivendo ali.

O esporte

A modalidade, uma das mais charmosas e requintadas do universo esportivo, é praticada por mais de 60 milhões de pessoas ao redor do mundo, sendo um esporte olímpico. No Brasil, o esporte já caiu no gosto de mais de 20 mil brasileiros, segundo levantamento da Confederação Brasileira de Golfe (CBG).

Em síntese, o objetivo do jogo é inserir uma pequena bola, com auxílio de tacos especiais, no máximo de buracos espalhados pelo campo de golfe e com o menor número de tacadas possíveis. O objetivo do jogo é completar o percurso de 18 buracos com o menor número possível de tacadas. Ao longo do percurso onde as bolas são arremessadas existem alguns obstáculos, como lagos, bunkers de areia, árvores e relevos do campo.

Segundo José Marcos, que ministra aulas de golfe no campo do condomínio para crianças, jovens, adultos e idosos, de terça-feira à sábado, o golfe exige coordenação motora, visualização, concentração e estratégia do jogador. Quando praticado com frequência, traz diversos benefícios para o corpo e a mente.

“Enquanto jogamos golfe, o nosso organismo libera vários hormônios, como endorfina, dopamina, serotonina e ocitocina, conhecidos como ‘hormônios da felicidade’, responsáveis por proporcionar a sensação de bem-estar e auxiliar na redução da insônia, estresse e mau-humor”,  aponta o profissional.