Preservação e valorização dos parques são tema de livro e cartilha a serem lançados nesta sexta, 18

Com cerca de 60 parques espalhados pelos bairros, segundo a Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), Goiânia é a capital que tem 94 metros quadrados de área verde por habitante. Segundo o IBGE a cidade é a cidade brasileira mais verde do País, levando em consideração as cidades com mais de um milhão de habitantes.

Essa grande quantidade de parques trazem histórias, momentos e valores para a cidade e para os moradores. São essas características que são descritas e contadas no livro “O bosque e a cidade”, escrito pelo engenheiro e professor da UFG, Wolney Unes, que será lançado na próxima sexta-feira (18), no Parque Cultural Florata, em Santo Antônio de Goiás.

O livro, que foi escrito em 2021 com apoio de outros especialistas da área, pretende contar um pouco da história desse relacionamento entre natureza e centro urbano, bem como das ideias para buscar melhorar essa questão, e trazer uma reflexão voltada a esses espaços verdes integrando a paisagem da cidade. A obra apresenta os 11 principais parques de Goiânia com informações sobre sua história, características e atrativos.

O lançamento acontecerá durante o seminário “Jornada de estudos brasileiros: a natureza e a cidade”, que trará vários debates entre especialistas como o jornalista e um dos precursores da discussão sobre ambientalismo no Brasil, Fernando Gabeira, e o arquiteto e urbanista Robson Antonio de Almeida, com o objetivo de fomentar o diálogo com a comunidade a respeito da natureza no meio da cidade.

Cartilha sobre educação ambiental

Além do livro, o evento também contará com o lançamento da cartilha ilustrativa “Restaurando a Natureza”. A produção foi coordenada pela Elysium Sociedade Cultural e tem o objetivo de levar a educação ambiental para o público infanto-juvenil e adolescente.

Anabella Borghi, coordenadora do Parque Cultural Florata, explica que o material infantil foi idealizado para ajudar no trabalho de educação ambiental que é realizado com os alunos. “Constantemente realizamos atividades em nosso parque com alunos de escolas públicas e privadas, em 2023 este trabalho será intensificado, e essa cartilha será essencial para levar esse conhecimento para os pequenos”.

A “Jornada de estudos brasileiros: a natureza e a cidade” é uma realização do Centro de Estudos Brasileiros da Universidade Federal de Goiás (CEB|UFG) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), com o apoio da Sociedade Cultural Elysium e do Instituto Biapó. A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo site: www.parqueflorata.com.br

Sobre o Parque Cultural Florata

A Biapó Urbanismo é a responsável pela concepção e implantação do Parque Cultural Florata, local onde acontecerá o evento, hoje gerido pela Elysium. A área tem cerca de 265 mil metros quadrados que integravam a reserva legal original, foram instaladas trilhas ecológicas que permitem ao público maior contato com a natureza. Em outros mais de 100 mil metros quadrados estão as agroflorestas, que são responsáveis pela recuperação das áreas degradadas, belíssimas esculturas ao longo de sua pista de caminhada e pergolados e outros dispositivos para contemplação local.

Além de implantar o parque com a agrofloresta, a empresa também instalou ao lado o Condomínio Florata, com grandes lotes no sistema de residencial fechado. O condomínio conta com um sistema de segurança com portaria de acesso de pedestre e veículos, segurança armada com ronda motorizada, o que confere ao local tranquilidade aos moradores, em suas ruas internas, parques infantis, pista de caminhada, estações de ginástica, além de muito, mas muito verde.

SERVIÇO

Lançamento do livro “O bosque e a cidade” e da cartilha “Restaurando a Natureza”

Data: 18 de novembro

Horário: Cartilha “Restaurando a Natureza” às 09h15 e o livro “O bosque e a cidade” às 18h.

Inscrições: www.parqueflorata.com.br

Local: Parque Cultural Florata, Km 12 da rodovia GO 462 – Santo Antônio de Goiás – GO

Entrada Gratuita