Ressonância magnética: uma importante ferramenta no diagnóstico por imagem

Uma das grandes aliadas para o diagnóstico e a garantia de um tratamento efetivo contra as doenças é a ressonância magnética. Este é um exame que consegue criar imagens em alta definição das estruturas internas do corpo humano.

O aparelho de ressonância possui um grande imã capaz de gerar um campo eletromagnético que consegue ordenar os movimentos das moléculas de água do corpo. Por meio de pulsos de radiofrequência, permite a formação de imagens detalhadas e de alta qualidade, propiciando o diagnóstico das mais variadas doenças, sem a utilização de nenhum tipo de radiação.

De acordo com Arthur Magalhães, médico especialista em radiologia e diagnóstico por imagem, “a ressonância é uma importante ferramenta de diagnóstico por imagem que vai utilizar do campo magnético para a formação de imagens de alta definição da grande maioria dos tecidos do corpo humano”.

Arthur Magalhães – Médico especialista em radiologia e diagnóstico por imagem

O médico destaca que o exame serve para fazer o diagnóstico de tumores, lesões de natureza inflamatória e infecciosa, patologias cardiovasculares, estadiamento de neoplasias, quantificação de gordura e fibrose hepática, nódulos no fígado, neoplasias do reto, do colo uterino, prostática, endometriose, patologias do sistema músculo-esquelético, entre outras doenças.

Arthur Magalhães ressalta ainda que a ressonância magnética não causa nenhum dano ao paciente, o contraste é bem seguro e muito difícil causar alguma reação e que existem protocolos para se abordar os pacientes. O exame pode ser realizado em praticamente todas as partes do corpo humano e é utilizado para uma ampla gama de indicações e de diagnóstico.

Entre as vantagens da ressonância magnética, o médico destaca a rapidez com que o procedimento é realizado, a precisão no diagnóstico de doenças, o que permite um tratamento mais direcionado e com a utilização da medicação certa, o que consequentemente irá trazer melhores resultados ao tratamento.