Saúde da mulher: como a alimentação ajuda no bem-estar

No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, é preciso dar mais atenção à saúde feminina. As mulheres se desdobram em jornadas de trabalho dentro e fora de casa, cuidam de filhos, estudam, praticam exercícios e sempre têm tempo para a família e amigos. “Uma alimentação equilibrada, variada e preventiva ajuda a estar com a resistência elevada, diminuir o estresse, relaxar o corpo e ter uma boa saúde física e mental. Além de consumir alimentos com alta densidade nutricional, é importante evitar excesso de álcool, açúcar e itens processados”, ensina a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau.

Para a mulher ter uma vida saudável, explica a nutricionista, o principal é manter uma rotina alimentar rica em antioxidantes e alimentos anti-inflamatórios e, para isso, é fundamental que a base da dieta seja composta por vegetais. “Devemos consumir pelo menos duas porções de verduras e legumes e duas porções de frutas todos os dias. Também é importante a ingestão de proteínas, como carnes em geral, ovos, feijões e laticínios, pois, ao longo da vida, pode ocorrer perda de massa muscular com certa facilidade”.

Como as mulheres sofrem mais com intestino preso, recomenda-se a ingestão de, no mínimo, três litros de água ao dia para quem tem esse problema. As fibras também são essenciais. “Vegetais, principalmente crus, frutas com casca sempre que possível, alimentos integrais, como pães, arroz, macarrão, e consumo regular de aveia podem ajudar a reduzir o desconforto”, orienta Renata.

Outra característica do organismo feminino é a perda de ferro durante a menstruação, por isso é importante aumentar o consumo desse mineral encontrado em carnes, principalmente vermelhas, vegetais verdes-escuros e feijões. Além disso, consumir fontes de vitamina B6, como banana, aveia, cacau, arroz integral e castanhas, e reduzir o açúcar no período pré-menstrual ajuda a evitar os sintomas desconfortáveis da TPM (tensão pré-menstrual). “Isso é um grande desafio, considerando que muitas mulheres sentem mais vontade de comer doce nesse período, mas o consumo aumentado geralmente potencializa os sintomas”, observa a especialista.

A saúde óssea é um ponto que deve receber atenção especial das mulheres, alerta Renata. “Principalmente na menopausa, o cuidado com a perda de massa muscular e óssea deve ser redobrado, então, o consumo de boas fontes de cálcio e de proteínas deve ser priorizado, com a ingestão de uma a duas porções de leite, queijo e iogurte ao dia”.

Como a menopausa favorece o ganho de peso, sobretudo de gordura na região abdominal, a nutricionista diz que manter uma dieta leve, com alimentos frescos, sem excesso de calorias, é importante para evitar os quilos a mais, que podem ser prejudiciais à saúde. E para ajudar a minimizar os desconfortáveis sintomas dessa fase, alguns estudos sugerem ingerir ômega-3, soja e linhaça.

Para manter uma dieta balanceada e nutritiva, Renata ensina 5 receitas com alimentos que ajudam a fortalecer a saúde da mulher.

Bolinho de abóbora com frango


1 xícara de chá de abóbora cabotiã cozida
2 a 3 colheres de sopa de farinha de aveia
2 xícaras de chá de frango desfiado (temperado conforme sua preferência)
Gergelim para enrolar os bolinhos

Modo de preparo:
Amasse a abóbora cozida para formar um purê. Acrescente a farinha de aveia, o frango desfiado e, se achar necessário, acerte o sal. Misture bem até formar uma massa homogênea e em ponto suficiente para fazer bolinhos em formato de quibe. Se necessário, acrescente mais farinha de aveia. Faça os bolinhos e “empane” com a semente de gergelim. Leve ao forno, pré-aquecido a 200 graus, por cerca de 20 minutos. Consuma em refeições intermediárias, como o lanche da tarde, ou junto com as refeições principais.

Picolé de iogurte e ameixa


200g de ameixa com casca fresca e picada
Suco de 1 limão
2 colheres de sopa de açúcar
2 copos de 200g de iogurte natural integral

Modo de preparo:
Leve a ameixa, o suco de limão e o açúcar para a panela em fogo baixo. Mexa bem até formar uma geleia. Bata no liquidificador a geleia de ameixa com 2 copos de iogurte natural integral. Coloque em forminhas de picolé ou em copos plásticos e leve para gelar por pelo menos 2 horas antes de consumir. Rende 4 a 5 porções, variando de acordo com o tamanho da forminha de picolé ou copo.

Pera recheada


1 pera média
2 colheres de sopa de aveia em flocos
6 nozes picadas
2 colheres de sopa de mel

Modo de preparo:
Corte a pera ao meio no sentido vertical e retire uma porção da polpa de modo a liberar espaço para adicionar recheio. Misture a aveia, o mel, as nozes e a polpa retirada da pera, formando uma massinha cremosa. Adicione essa mistura à pera e leve ao forno por 20 minutos, a 180ºC. Rende 2 porções

Smoothie de pitaya


Polpa de 1 pitaya rosa congelada
1 xícara de chá de morangos congelados
5 folhas de hortelã
100ml de água de coco fresca

Modo de preparo:
Bata tudo no liquidificador ou mixer e sirva em seguida. Rende 2 porções

Drink de morango e uva sem álcool


1 xícara de chá de morangos picados
1 xícara de chá de uvas verdes cortadas ao meio
1 xícara de chá de água
½ xícara de chá de suco de laranja
200ml de água tônica

Modo de preparo:
Bata no liquidificador os morangos, o suco de laranja, a uva e a água. Acrescente a água tônica delicadamente (sem bater) e sirva em seguida.