Crixás: 69 anos de emancipação política

Por Eurivan Fernandes da Rocha

Nesse final de semana no domingo (30/10), minha terra natal, meu berço, o lugar onde tive o privilégio de nascer fará aniversário. Crixás completa seus 69 anos com todos os louvores. Continua sendo um lugar acolhedor, de gente honesta e trabalhadora. Quem anda pelas suas ruas sempre encontra um conhecido disposto a compartilhar um cafezinho coado na hora acompanhado por dois dedos de prosa.

Apesar de ser ainda considerada uma jovem cidade, a história do município remete há 300 anos quando um grupo de bandeirantes liderados por Bartolomeu Bueno da Silva chegaram para desbravar os rincões do sertão goiano. Um deles, segundo levantamentos históricos foi Manoel Rodrigues Tomaz, encontrou na região algumas minas de ouro próximas a um rio de cascalho vermelho.

Na época apenas as tribos indígenas Kirirás e Kuruxás habitavam aquele chão. O nome Crixás seria uma aproximação da mistura destes dois nomes traduzidos da língua tupi-guarani.

Somente no ano de 1953, com a assinatura da Lei Estadual n.º 850, em 30 de outubro, Crixás deixa de ser distrito de Itapaci e alcança sua emancipação política.

Os 20 primeiros anos de minha vida vivi no município e mantenho com Crixás até hoje laços que jamais serão quebrados. Vi neste período minha terra se tornar uma importante força da economia do nosso estado, principalmente em razão da mineração.

Trago na memória as melhores lembranças de Crixás, a infância com brincadeiras nas ruas de terra. Bastava uma bola, mesmo que fosse improvisada e alguns amigos para que a diversão ficasse completa. A simplicidade das pessoas que em cidades interioranas parecem ser todas parte de uma mesma família.

Um sentimento de nostalgia e de alegria recordar das festas da cidade em que toda a população se reunia para confraternizar e se divertir. Você mora no meu coração, Crixás! Presto a você minha homenagem por seus 69 anos de tantas histórias e vitórias.

Seu povo se orgulha de você hoje e enxerga em seu futuro plenitude e glórias. E por tudo que representa para mim e para seus filhos, mais uma vez, parabéns, Crixás!

Eurivan Fernandes da Rocha – filho de Crixás, é bacharel em Direito e pós-graduado em Direito Público