Emoções repercutem na saúde do indivíduo, apontam especialistas

Neste Setembro Amarelo, um relatório sobre saúde mental da Organização Mundial da Saúde (OMS), trouxe dados alarmantes sobre o bem-estar mental das pessoas. O documento revela que uma em cada oito indivíduos no mundo sofre com algum tipo de transtorno mental. Quase 60% dos casos são de ansiedade (31%) e depressão (28,9%), quadros que cresceram 25% desde a pandemia da Covid-19.

 

O tema, alvo do recente relatório da OMS, também será o assunto principal do Painel “Cognição-emoção e Saúde Integral”, que será ministrado no dia 23 de setembro (sábado), durante a VII Jornada de Saúde Mental e Fé Cristã, que ocorrerá nos dias 22 e 23 de setembro, no Centro de Convenções de Goiânia. Tendo como conferencistas a neuropediatra e neuropsiquiatra Maria das Graças Brasil, a doutora em psicologia social Sandra Schewinsky, que também é mestre em Psicologia do Desenvolvimento, especialista em Psicologia Hospitalar e neuropsicóloga do Hospital Sírio Libabês de São Paulo, o painel terá a mediação do médico psiquiatra e mestre em Ciência da Saúde, Thiago Oliveira.

 

Segundo Sandra Schewinsky, a principal proposta do painel, da qual participará, será demonstrar ao público como as emoções, sejam negativas ou positivas, afetam a capacidade cognitiva das pessoas, sua saúde mental e consequentemente a saúde de forma integral. A especialista explica que a relação entre cognição e emoção desempenha um papel crucial no bem-estar mental das pessoas. “Somos organismos integrados, onde alterações em nosso corpo reverberam no cérebro e vice-versa”, destaca a palestrante.

Em outras palavras, as questões emocionais exercem influência direta sobre nossa capacidade de pensar, de interagir com as pessoas e com as coisas, afetando consequentemente o nosso bem-estar global. “Quando enfrentamos uma carga emocional intensa, nossa capacidade cognitiva, o que inclui a memória, a atenção e as tomadas de decisões, pode ser severamente prejudicada”, salienta Sandra..

Ela explica que problemas de saúde, como por exemplo um acidente vascular encefálico, além das consequências físicas evidentes, trazem também fortes consequências emocionais, o que inevitavelmente afetará o bem-estar mental.  “Esse é um tipo de situação que traz um impacto dramático nas nossas funções cognitivas, tornando desafiador para o indivíduo discernir entre o melhor e o pior caminho para sua saúde”, completa.

Mas a especialista também explica que assim como os sentimentos negativos impactam na nossa saúde mental e a saúde de forma integral, a emoções positivas também desempenham um papel igualmente vital. “Sentimentos como alegria, amor e solidariedade, não apenas promovem o bem-estar emocional, mas também fortalecem a saúde física. Por isso a importância de se cultivar relações afetivas e redes de apoio, pois somos capazes de enfrentar os desafios com maior resiliência e tranquilidade”, explica.

 

*Sobre a VI Jornada de Saúde Mental e Fé Cristã*

Realizado pelo Instituto Gartrell, a VII Jornada da Saúde Mental e Fé Cristã está agendada para 22 e 23 setembro, no Centro de Cultura e Convenções de Goiânia. Na sexta-feira, 22, o evento acontecerá das 17 às 22h. Já no sábado, 23, haverá programação durante todo o dia, das 8h30min às 17h30min.

O evento levará conhecimento científico de excelência, em linguagem acessível para comunidade. Aberto ao público em geral, a jornada receberá 15 palestrantes consagrados, tanto de Goiás quanto do cenário nacional da psicologia e psiquiatria estarão em Goiânia para painéis e workshops. O evento também acontecerá em modalidade digital para quem não puder estar presente.

Capacitar a comunidade através da psicoeducação para promover a saúde mental/saúde integral é um dos propósitos do Instituto Gartrell e a VII Jornada da Saúde Mental e Fé Cristã também tem este objetivo. Por isso, a fim de contribuir com líderes de casas terapêuticas, que assistem pessoas em situação de risco emocional e social, a organização  irá conceder gratuitamente 50 ingressos, sendo 25 presenciais e 25 on-lines. Interessados devem enviar uma mensagem via WhatsApp para (62) 9 8225-0185